Quando a Ford anunciou oficialmente a chegada da versão elétrica de sua picape mais famosa, a F-150 Lightning, optou por não divulgar todos os dados técnicos. Entre as informações mantidas em segredo, estava a capacidade da bateria, que agora foi revelada. 

Durante uma coletiva de imprensa recente, a montadora norte-americana também afirmou que a picape elétrica estará disponível em uma versão básica, chamada Pro, e em uma versão mais sofisticada, que será oferecida em 3 diferentes níveis de acabamento: XLT, Lariat e Platinum.

2022-ford-f-150-lightning-touchscreen

Começa em 98 kWh

Como mencionado, o modelo de ataque da Ford F-150 Lightning é chamado de Pro e – um pouco como acontece com o Fiat 500 elétrico na versão Action – tem uma bateria menor e desempenho mais contido. A picape elétrica norte-americana pode contar com 98 kWh de bateria, o suficiente para atingir 370 km de autonomia (de acordo com o padrão EPA).

No F-150 Lightning Pro, como em toda a gama, também haverá carregamento bidirecional, graças ao Ford ProPower Onboard de 2,4 kW, o sistema que permite ao veículo fornecer energia para equipamentos externos ou casas. Disponível como opcional também haverá uma versão aprimorada de 9,6 kW. O veículo, que já poderá contar com o sistema de informação e entretenimento de 12", terá um preço em torno de 42.000 dólares (cerca de R$ 240.000).

Ford Rouge Electric Vehicle Center

Alcance de mais de 480 km

Quanto às outras versões da F-150 Lightning, a XLT e a Lariat também terão uma bateria de 98 kWh de série, mas ambas permitirão que você escolha, como opcional, a bateria maior, de 131 kWh, que é padrão no acabamento Platinum. Em todos eles há, sempre de série, o carregamento bidirecional de 9,6 kWh e a tela sensível ao toque de 15 polegadas com informação e entretenimento avançado sync4.

Em termos de alcance, o F-150 XLT e o Lariat poderão viajar até 483 km com apenas um cheio de elétrons, enquanto a versão Platinum tem que se contentar com 451 km (sempre com padrão EPA) devido às rodas de 22" e outras mudanças estéticas e de equipamentos. A F-150 Lightning Platinum também tem um custo inicial de cerca de 71.000 euros (cerca R$ 460.000).

  F-150 Pro F-150 XLT F-150 Lariat F-150 Platinum
Bateria 98 kWh 98 kWh (131 kWh) 98 kWh (131 kWh) 131 kWh
Autonomia 370 km 370 km (483 km) 370 km (483 km) 451 km

Demanda em alta

À espera do Tesla Cybertruck, o segmento das picapes elétricas acaba de receber o GMC Hummer EV, que já está sendo entregue, e está se preparando para a chegada de outros modelos no ano que vem, incluindo esta F-150 Lightning. A Ford estima que a demanda pode ser maior do que o esperado e, por isso, dobrou seus volumes de produção programados e construirá uma nova fábrica no Tennessee.

Tal decisão não era tomada há anos pelos líderes de empresas dos EUA. As encomendas para a nova F-150 Lightning começarão a ser recebidas oficialmente em janeiro, e as primeiras entregas devem começar por volta do início do terceiro trimestre de 2022. 

Galeria: Ford F-150 Lightning