A GM anunciou recentemente que irá expandir a eletrificação para outro nível, indo além do lançamento de novos carros elétricos. A marca norte-americana pretende oferecer um amplo leque de opções para a conversão de carros antigos, barcos e outros tipos de veículos.
Segundo o comunicado, essa abordagem permitirá que a GM expanda seu alcance para um grupo maior e mais diversificado de clientes, ajudando as empresas a atenderem à crescente demanda por tecnologia de emissões zero, ao mesmo tempo em que alcança suas próprias metas de sustentabilidade.
"A GM tem uma estratégia estabelecida, rede de integradores e acordos de co-desenvolvimento para aplicar uma ampla gama de componentes e soluções a uma ampla gama de clientes e casos de uso", diz Travis Hester, vice-presidente de Operações de Crescimento de Veículos Elétricos da GM.
Estimando um faturamento de US$ 20 bilhões no mercado global de componentes de veículos elétricos até 2030, a GM busca desenha sua participação atuando em quatro áreas-chave: Chevy Performance e Aftermarket, GM Powered Solutions, Ground Support Equipment e Marine Propulsion.
Vale lembrar que a montadora norte-americana já nos deu uma ideia das amplas possibilidades de eletrificação em carros mais antigos, com destaque para os kits de conversão para clássicos como a Chevrolet E-10, Blazer-E K5, Camaro eCOPO ou um El Camino SS convertido de forma independente. E segundo anunciado pela GM, essas soluções chegarão ao mercado em 2022.
No futuro, a empresa procurará implementar o que há de mais moderno em tecnologia de veículos elétricos, independentemente da geração de baterias ou química, para eletrificar uma ampla gama de aplicações em vários segmentos.
"Nossos clientes se beneficiarão da vasta rede de recursos, suporte e experiência da GM como inovadora no espaço de eletrificação", disse Hester. "À medida que avançamos em nossa Plataforma Ultium e outras tecnologias de emissão zero, antecipamos componentes e ofertas menores, mais acessíveis e flexíveis ao longo do tempo."
Mas como dissemos no início, o plano de conversão não ficará restrito aos carros elétricos. Na área de Equipamentos de Suporte Terrestre, a empresa norte-americana fornecerá kits de conversão para eletrificar veículos de serviço aeroportuário, por exemplo.
Além disso, a estratégia também engloba a Marine Propulsion, um setor no qual a GM investiu comprando ações da Pure Watercraft, uma startup especializada no transporte marítimo com emissão zero - o objetivo é desenvolver e vender uma linha de embarcações elétricas a bateria.
Por fim, a ofensiva engloba metas para a divisão Hydrotec para aeronaves de hidrogênio e também a BrightDrop, responsável pelos negócios com veículos comerciais, como as recém-lançadas vans elétricas de entregas urbanas.
Segundo o comunicado, detalhes e informações adicionais, além das aplicações específicas de produtos para cada segmento serão divulgados em breve.
Fonte: GM
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