Utilitário foi convertido com um kit oficial da GM que estará disponível em 2021

Caso você não se lembre, em 2019 a GM revelou o conceito de conversão eCrate no Chevrolet Camaro eCOPO e seguiu o exemplo com o Chevrolet E-10 no mesmo ano. Agora, no SEMA 360, a empresa vai apresentar um Blazer K5 1977 totalmente elétrico para mostrar as soluções Electric Connect e Cruise eCrate. 

O Blazer-E K5 é um conceito funcional que prova as capacidades do pacote eCrate da montadora. A GM diz que o kit de conversão elétrico estará disponível no segundo semestre de 2021 e que planeja sondar os membros do SEMA para descobrir se eles têm interesse em trabalhar em seus próprios projetos de eletrificação de veículos. O vice-presidente de Performance e Motorização Esportiva da GM nos EUA, Jim Campbell, escreve:

"À medida que a GM apresenta uma nova frota de veículos elétricos, ela cria uma oportunidade empolgante de trazer a tecnologia elétrica para o mercado de reposição. Nossa visão é oferecer uma linha abrangente de sistemas Connect e Cruise da Chevrolet Performance - entregando uma solução para cada cliente, desde LSX V-8s até conversões de eCrate."

Galeria: Chevrolet Blazer 1977 elétrico

A Chevrolet apresentou primeiro o conceito de conversão eCrate com seu Camaro eCOPO e sua caminhonete E-10. No entanto, agora o plano é usar o que foi aprendido com essas conversões únicas para criar uma estratégia que permita às pessoas eletrificar suas picapes e SUVs antigos.

A GM diz que o Blazer-E K5 contém muitas de suas peças de estoque. Enquanto cerca de 90 por cento das peças eCrate são componentes de fábrica do atual Chevrolet Bolt, algumas peças de reposição estão presentes. A conversão do Blazer-E exigia a remoção do motor V8, da transmissão, do sistema de combustível e do escapamento. Foi substituído pelo motor de 200 cavalos de potência do Bolt. O sistema inclui uma bateria de 400 volts com 60 kWh de energia utilizável, que é instalada na área de carga do veículo.

Chevrolet Blazer 1977 elétrico - conjunto elétrico

A GM descreve o pacote eCrate abaixo:

 
- Bateria de 60 kWh
- Motor elétrico de 200 cavalos
- Inversor de energia CC para CA para acionar o motor elétrico
- Conversor de energia CC para CC para alimentar sistemas de baixa tensão
- Chicotes elétricos, controladores e bombas de água para aquecimento e refrigeração da bateria

De acordo com a GM, o conceito E-10 foi um grande sucesso. As pessoas estavam perguntando na mesma hora se poderiam adquirir o pacote e converter seus veículos. O diretor de engenharia, desempenho e competição da Chevrolet, Russ O'Blenes, compartilhou:

"O Blazer-E K5 demonstra o que é possível para os clientes que desejam converter seu utilitário vintage em um carro para o dia a dia com o torque instantâneo e a experiência de direção única de um carro elétrico. Para clientes que desejam um desempenho mais extremo, o sistema modular eCrate terá aplicações virtualmente ilimitadas."