• Chevrolet Sonic teve vida curta no Brasil, onde foi vendido entre 2012 e 2014
  • Compacto dará lugar ao futuro elétrico Bolt SUV na fábrica de Ohio
  • Fábrica de Ohio se tornará a segunda unidade 100% elétrica da GM 

Com uma curta trajetória no Brasil, onde foi vendido entre 2012 e 2014, o Chevrolet Sonic seguiu em frente em outros mercados, como por exemplo os Estados Unidos. No entanto, nesta semana a GM confirmou ao site Electrek que o seu carro compacto será descontinuado para ceder espaço na linha de produção ao futuro SUV do veículo elétrico Chevrolet Bolt na fábrica de Ohio (EUA).

De acordo com a matéria, a GM disse que planeja encerrar a produção do Chevrolet Sonic até outubro. A linha do compacto (hatchback e sedã) é produzida atualmente no complexo da empresa norte-americana em Lake Orion, nos arredores de Detroit.  

Galeria: Fábrica do Chevrolet Bolt - GM Orion Plant

Megan Soule, porta-voz da GM, confirmou que o Chevrolet Sonic está com os dias contados:

"Notificamos os revendedores Chevrolet sobre nossos planos de encerrar a produção do Chevrolet Sonic em outubro, devido à queda na demanda. Essa ação também abre o caminho para a unidade de montagem da localidade de Orion se preparar para a produção dos Bolt EV e Bolt EUV atualizados, que entrarão em produção em 2021."

"Com essa mudança, a Orion seria uma unidade de fabricação totalmente EV, com a capacidade de construir veículos a combustão conforme necessário no futuro."

Como o Chevrolet Sonic era o último carro movido a combustão montado nesta unidade, o encerramento da sua produção marca uma nova fase para a fábrica. Ao menos por enquanto, a planta se tornará exclusiva para veículos elétricos com a fabricação dos modelos Bolt hatchback e Bolt EUV (SUV). A matéria afirma também que a GM deixou em aberto a possibilidade de montar veículos a combustão no local.

Plano estratégico de eletrificação

Apesar de no momento contar com apenas um veículo elétrico, a marca da gravata dourada é uma das montadoras mais agressivas em termo de eletrificação da sua frota, com o desenvolvimento de nada menos que 20 modelos elétricos e híbridos plug-in para os próximos anos. 

Vale lembrar que nos próximos meses a General Motors apresentará quatro veículos elétricos. Uma versão atualizada do Bolt, um SUV baseado neste, a picape Hummer e um SUV da Cadillac - sem contar o projeto da van comercial elétrica. 

Fonte: Electrek

Galeria: Flagra - Chevrolet Bolt SUV

Foto de: Automedia