A Ford Performance revelou seu primeiro motor elétrico para conversão, o Eluminator, no SEMA, realizado nos EUA. A marca do Oval Azul não se limitou a mostrar o kit, mas apresentou um projeto bem bacana, de uma picape Ford F-100 1978 equipada com o motor elétrico.

Com o nome F-100 Eluminator Concept, a caminhonete conta com os benefícios da propulsão elétrica usando o mesmo trem de força elétrico a bateria do Mustang Mach-E GT Performance Edition 2021, com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro.

Ford F-100 1978 - Eluminator Concept - externas
Ford F-100 1978 - Eluminator Concept - externas
Ford F-100 1978 - Eluminator Concept - externas

Nesta clássica picape F-100, o o trem de força elétrico produz 358 kW (486 cv) de potência e 87,6 kgfm de torque, incluindo dois motores elétricos 'box' Eluminator, baseado no sistema de propulsão do Mustang Mach-E GT Performance Edition. 

O estudo transfere a tradição dos 'motores de caixa' para a era da mobilidade elétrica. Nos EUA, é comum que fabricantes de automóveis como a Ford ou Chevrolet vendam motores potentes para preparadores e pequenos fabricantes, que depois os instalam em outros modelos.

Ford F-100 1978 - Eluminator Concept

O motor elétrico Eluminator (M-900 Mach-E), de 284 cv, é legalizado nos 50 estados norte-americanos e já está disponível para compra online através da Ford Performance Parts ou em revendedores autorizados da Ford pelo preço de US$ 3.900 (R$ 21.820) cada um. O kit pode ser utilizado para eletrificar uma ampla gama de veículos, desde carros modernos a antigos, picapes e SUVs.

Ford F-100 1978 - Eluminator Concept - interior

Além disso, a Ford Performance pretende desenvolver uma lista mais ampla de componentes para o Eluminator. Então, em breve estarão disponíveis sistemas de bateria, controladores e inversores, com o objetivo de "fechar o círculo em soluções completas de eletrificação", nas palavras da empresa.

Já a picape conceito F-100 Eluminator, foi projetada e criada pela Ford Performance em parceria com a MLe Racecars, montada em um chassi personalizado pela Roadster Shop.

Enquanto a parte externa não foi radicalmente modificada, o interior aposta na simplicidade com a adoção de componentes mais modernos - basta olhar para a tela central, bancos modernos e volante, todos provenientes do Mustang Mach-E.