No final, a Tesla chegou muito perto, mas o objetivo - inicialmente considerado impossível - de vender 1 milhão de carros elétricos em um único ano escapou por pouco. No entanto, a fabricante norte-americana ainda pode celebrar um novo recorde de vendas em 2021. 

Foram mais de 936 mil emplacamentos de carros elétricos no ano que se encerra: isso representa um crescimento de 87% em relação a 2020, quando as vendas foram de pouco menos de meio milhão.

external_image

Pelo menos 50% a mais em 2022

Esses números vêm após as 308.600 unidades vendidas no último trimestre de 2021, que marcaram um novo recorde da empresa de Elon Musk. Diante desses números, quais são as expectativas para as entregas em 2022? É difícil fazer previsões, porque os fatores a considerar são muitos, mas podemos tentar.

Vamos começar com as previsões "oficiais" da Tesla, que já declarou várias vezes que pode aumentar as vendas em 50% a cada ano. Sendo assim, Elon Musk e parceiros devem chegar a 1,4 milhão sem muita dificuldade, mas também vimos que 2021 registrou um crescimento muito maior do que o esperado. Então, podemos esperar números mais altos?

Tom Brady apresenta o Tesla Model 3 da Hertz

Objetivo de 1,5 milhão?

Se, por outro lado, assumirmos que as entregas permanecem estáveis em 300.000 unidades por trimestre no final de 2021, o total anual seria reduzida para 1,2 milhão. Aqui, no entanto, outros fatores entram em jogo. Em primeiro lugar, deve-se considerar que o reforço das duas novas Gigafábricas em Austin e Berlim chegará em breve, com uma capacidade total de produção de 600.000 carros elétricos por ano.

Neste ponto, as previsões devem ser feitas novamente para cima, para chegar a 1,5 milhão. Mas não podemos esquecer a crise dos chips, que parece ameaçar o mercado ainda mais do que em 2021. Uma previsão real é, portanto, muito difícil neste momento, mas parece quase óbvio que o objetivo de 1 milhão de entregas ficou para 2022, mas a fabricante deve ir muito além disso.