Embora as baterias de estado sólido sejam vistas como algo que poderia melhorar drasticamente os carros elétricos de hoje, parece que os primeiros veículos a serem equipados com elas não serão os elétricos. Isso é verdade pelo menos no caso da Toyota, já que o fabricante confirmou que irá estrear essa tecnologia nos carros híbridos, previstos para estrear em dois ou três anos.
A notícia foi dada por Gill Pratt, cientista-chefe da Toyota e chefe do Instituto de Pesquisa Toyota, que fez o anúncio durante uma entrevista para a Autoline. Ele também mencionou que o fabricante avançou com seu projeto de estado sólido e que o desenvolvimento está dentro do cronograma.
Ele não disse qual híbrido da Toyota receberá a bateria de estado sólido, mas continuou explicando por que não oferecerá logo de cara esse tipo de bateria em um carro totalmente elétrico. A principal razão tem a ver com o tamanho da bateria, que para um veículo híbrido com motor de combustão interna é consideravelmente menor do que em um veículo elétrico puro.
O custo das baterias de estado sólido será maior, mas se o pacote em si for pequeno, então migrar para o estado sólido não deve aumentar demasiadamente o custo final do veículo. Pratt reconhece que essa abordagem pode ser um pouco intuitiva, mas o problema de custo faz parecer mais lógico do que à primeira vista.
Atualmente, as baterias de estado sólido são cerca de sete ou oito vezes mais caras que as de íons de lítio, e o custo não baixará o suficiente até 2025 para torná-las uma solução viável para veículos elétricos. Talvez até 2030, se mais empresas continuarem a investir em desenvolvimento e, com muita sorte, algum tipo de avanço. E esse avanço não precisa vir da Toyota, e há uma grande chance de que não venha, porque há muitas outras empresas trabalhando nisso agora.
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