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Só elétricos: Stellantis corta minivans a combustão na Europa

Peugeot, Citroën e Opel dão mais um passo rumo à eletrificação total no Velho Continente

peugeot-e-rifter-charging

Em um esforço para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, as marcas Peugeot, Citroën e Opel, do grupo Stellantis, tiraram de linha todas as MPVs com motores a combustão na Europa. Ou seja, a partir de agora só estarão disponíveis as minivans elétricas no Velho Continente.  

E por conta da descontinuação dos modelos com motores a diesel e a gasolina, a estratégia de eletrificação da Stellantis ganha peso com um incentivo adicional para as versões elétricas desses veículos, que terão preços mais acessíveis nos diversos mercados europeus. No caso específico do Reino Unido, o bônus é de 1.500 libras britânicas (R$ 11.500), que baixa o preço de entrada de um Citroën e-Spacetourer, por exemplo, para 30.295 libras, ou cerca de R$ 233.200 em uma conversão direta. 

Citroën ë-SpaceTourer - 2
Citroën ë-SpaceTourer

A decisão de tirar de linha os MPVs com motores a combustão das minivas Peugeot, Citroën e Opel foi anunciada em comunicados separados de cada montadora. No caso, estamos falando dos modelos Citroën Spacetourer, Peugeot Rifter e Opel Zafira/Vivaro e-Life, que agora serão totalmente elétricos nos mercados europeus.

No entanto, os clientes de mercados fora da União Europeia, Suíça e países do localizados nos Balcãs, ainda poderão comprar as versões com motores de combustão interna, segundo informado pela Stellantis. No entanto, a Fiat, empresa-chave que faz parte do grupo, ainda não declarou essa opção. 

Opel Zafira-e Life (2020)
Opel Zafira-e Life

Em entrevista à Autocar, o CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz, disse o seguinte: 

"Não existe alternativa à eletrificação. No futuro, a Opel ganhará ainda mais impulso com inovações ecológicas"

"A partir de 2024, ofereceremos uma versão eletrificada de cada modelo Opel, sem exceção. Em outras palavras, os sucessores da Crossland e do Insígnia também serão eletrificados. Nossa declaração é clara: a partir de 2028, venderemos exclusivamente veículos elétricos a bateria na Europa."

Enquanto isso, a Citroën descreveu o anúncio como um "movimento ousado" para "o benefício dos clientes e do meio ambiente".

"Essa decisão é resultado de uma abordagem responsável por parte de uma marca ativista que afirma seu compromisso com a transição energética e deseja fornecer aos seus clientes uma solução para o futuro".

Peugeot E-rifter carregamento
Peugeot e-rifter

A compatriota Peugeot segue na mesma linha, acelerando a transição para veículos elétricos. Toda a sua linha de veículos comerciais na Europa é oferecida com um trem de força elétrico e 75% da linha de carros de passeio já conta com versões totalmente elétricas. 

"Em 2021, um em cada seis veículos vendido pela Peugeot na Europa foi eletrificado e, em novembro, este atingiu um veículo Peugeot eletrificado de cada cinco vendidos", disse a CEO da Peugeot, Linda Jackson.

Para o Brasil, a Peugeot também fez anúncios para avançar na eletrificação, com a promessa de lançar mais dois veículos totalmente elétricos em 2022 - a marca vende atualmente o e-Expert e o 208 e-GT. Os modelos ainda não foram anunciados, mas apostamos no SUV elétrico compacto Peugeot e-2008 e também no utilitário Peugeot e-Partner

Fonte: Autocar