page ad skin

Carro elétrico premium da Geely será lançado na Europa em 2023

Modelo batizado Zeekr 001 pode ser um concorrente do Porsche Taycan Cross Turismo 'Made in China'?

carro elétrico premium Geely - Zeekr

A 'invasão chinesa' à Europa não contará apenas com a NIO e Xpeng. A Geely com sua marca de carros elétricos Zeekr quer tentar a sorte em 2023. Então o hatch elétrico de quase cinco metros de comprimento 001 começará sua investida pela Alemanha, de acordo com a Cnevpost, citando a imprensa chinesa.

O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca; foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept e lançado em 23 de outubro. Nos quase três meses até o fim do ano, a marca entregou quase 3.800 unidades. Em 2022, a Zeekr quer entregar 70.000 carros. E no início de 2023, o carro deve ser lançado na Europa.

Zeekr 001
Zeekr 001
Zeekr 001

Em 2025, a marca Geely quer ter um total de sete modelos no mercado. Então a Zeekr pretende exportar um total de 100.000 veículos. Falando do Zeekr 001, podemos descrevê-lo como um hatchback elétrico ou mesmo uma perua; a carroceria lembra o Porsche Taycan Cross Turismo. Três versões estão disponíveis na China:

  Motor Único WE Motor Duplo WE Motor Duplo You
Potência/Tração Traseira de 200 kW 400 kW AWD 400 kW AWD
0-100 km/h 6,9 segundos 3,8 segundos 3,8 segundos
Acumulador 100 kWh 86 kWh 100 kWh
Alcance NEDC 712 km 526 km 606 km
Preço na China 281.000 yuan  N.A. 360.000 yuan
Preço convertido R$ 249.800  N.A. R$ 320.100

Uma equipe de analistas do Deutsche Bank atualizou recentemente sua lista dos fabricantes chineses mais promissores de carros elétricos. Nio, XPeng e o especialista em extensão de autonomia Li Auto foram destaques, a WM Motors foi desconsiderada, enquanto Zeekr e Hozon Auto foram citados.

De qualquer forma, alta tecnologia não é mais novidade para Zeekr do que para a Nio ou Xpeng. Por exemplo, a marca anunciou recentemente duas parcerias em termos de condução autônoma: Com a Waymo, a Zeekr está desenvolvendo uma van autônoma para compartilhamento, e, com a subsidiária da Intel Mobileye, quer desenvolver veículos que possam dirigir de forma autônoma no nível 4 até 2024, segundo o comunicado de imprensa e uma foto divulgada.