A Waymo já tem um serviço de carona sem motorista em funcionamento, embora em uma área limitada dentro e ao redor de Phoenix, Arizona, e está usando minivans Chrysler Pacifica adaptadas para isso. No entanto, eles estão sendo usados provisoriamente como veículos de teste e a empresa já trabalha para adicionar veículos autônomos dedicados.

A subsidiária do Google (agora Alphabet) agora se uniu à gigante chinesa produtora de veículos Geely, que criou esse design sob sua marca Zeekr. É um veículo projetado para maximizar o espaço interno, com um design externo moderno, ligeiramente futurista e, o mais importante, não tem um volante físico (embora o mesmo possa ser legalmente exigido para a versão final que chegará às ruas).

Carro autônomo da Geely com sistema Google
Carro autônomo da Geely com sistema Google

Tem quatro portas deslizantes, com as portas dianteiras deslizando para a frente, enquanto as portas traseiras deslizam para trás, e como não há uma coluna B, isso faz parecer que o acesso seja excepcionalmente fácil. O assoalho também é muito baixo, melhorando ainda mais a entrada, e uma vez no interior, há duas fileiras de assentos para acomodar até cinco passageiros.

A Waymo não esclarece no comunicado de imprensa se será legalmente possível ter veículos sem volantes físicos transitando com pessoas ao redor, no entanto. A empresa afirma que:

Ao mesmo tempo em que garante um nível de segurança consistente com os padrões federais para veículos dos EUA - nossos pilotos Waymo One um dia experimentarão um interior sem volante e pedais, e com muito espaço para as pernas, espaço para as pernas e assentos reclináveis, telas e carregadores ao alcance do braço, e uma cabine de veículo fácil de configurar e confortável.

E a empresa também não diz quando esse design ou uma variação dele realmente estará ativamente em serviço. Não foi mencionado um prazo; tudo o que a empresa diz é o seguinte:

Começaremos a introduzir todos esses veículos elétricos, em primeiro lugar, totalmente autônomos nas estradas dos EUA dentro da nossa frota Waymo One nos próximos anos.

A Waymo também deixa claro que todas as fotos que postou são:

Ilustrativas: O design definitivo refletirá as normas aplicáveis ao veículo no momento da produção.