A Geely é a gigante automotiva chinesa que atua em cada vez mais segmentos de mercado. Recentemente, por meio da submarca Geometry, anunciou o lançamento do SUV compacto Geometry EX3, seu veículo elétrico mais acessível já lançado, que acaba de ser apresentado na China. 

O termo acessível pode ter significados diferentes quando comparamos a China com o Brasil, e neste caso, pode ser traduzido como 'realmente barato'. Isso porque o Geometry EX3 está sendo lançado com um preço base na pré-venda de 59.700 RMB — o equivalente a apenas R$ 51.180 em uma conversão direta, valor próximo ao de modelos de entrada flex como Fiat Mobi e Renault Kwid em nosso mercado.

Geely Geometry EX3 - frente
Geely Geometry EX3 - suv elétrico compacto
Geely Geometry EX3

Isso torna o EX3 dos veículos elétricos de cinco lugares mais acessíveis do mercado chinês, e os clientes podem fazer a pré-reserca pagando um depósito de 300RMB (R$ 260) através do app Geometry.

Por esse valor, os chineses levarão para casa um SUV de 4 metros com uma distância entreeixos de apenas 2,5 metros, oferecendo o que a empresa descreve como "espaço interno líder do segmento projetado para comportar confortavelmente cinco pessoas com espaço de sobra"

O porta-malas do SUV elétrico Geometry EX3 tem capacidade máxima de 500 litros com todos os assentos no lugar ou 1.050 litros com os bancos traseiros rebatidos. A Geely diz que o crossover elétrico também possui 26 compartimentos de armazenamento distribuídos pela cabine.

Galeria: Geely Geometry EX3

O SUV elétrico EX3 é alimentado por uma bateria de 37,23 kWh refrigerada a líquido que oferece até 322 quilômetros de alcance sob o ciclo NEDC. Um único motor elétrico com 70 kW (94 cv) e 180 Nm de torque promete desempenho "em linha com os veículos tradicionais a gasolina" - ainda não sabemos se isso pode ser bom ou ruim.

Carregar a bateria de zero a 80% do estado de carga leva menos de 30 minutos usando carregadores DC de alta velocidade. Obviamente, o veículo elétrico também pode ser recarregado conectando-se a uma tomada doméstica convencional de 220V.

O pacote de segurança de série inclui airbag duplo, sensor e câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, além de freios ABS+EBD.

Em termos de estilo, o Geometry EX3 parece um pouco datado, especialmente por fora, e isso porque ele é baseado no Geely Yuanjing X3 com motor a combustão, lançado em 2017. No entanto, o painel em dois tons parece completamente redesenhado e é dominado por uma tela sensível ao toque independente de 8" e um quadro de instrumentos de 10,25".

O EX3 possui o aplicativo de conectividade G-Link da Geely, fornecendo espelhamento de dispositivos móveis, música QQ nativa, navegação Autonavi, rádio Ximalaya, controle de voz e roteamento Wi-Fi. Inicialmente disponível nos revendedores da marca na China, o Geometry EX3 futuramente também será destinado a alguns mercados externos.