page ad skin

Toyota e Subaru mostram versão 'brava' de seus SUVs elétricos

Toyota bZ4X GR Sport e Subaru Solterra STI foram revelados na forma de conceito no Salão de Tóquio 2022

Solterra-STI-Subaru (1)

A Toyota levou para o Salão de Tóquio 2022, no Japão, que abriu as portas nesta semana, uma versão com visual mais agressivo do recém-lançado SUV elétrico Toyota bZ4X.  

O modelo batizado de Toyota bZ4X GR Sport abriu a cobertura no evento japonês ao mesmo tempo em que a Subaru apresentou o novo Solterra STI Concept com a mesma temática de desempenho. Vale lembrar que ambos os SUVs elétricos foram desenvolvidos em conjunto através de uma parceria entre as duas marcas e construídos sobre a plataforma e-TNGA. 

No entanto, nem a Toyota, nem a Subaru revelaram detalhes técnicos sobre as novidades, nem mesmo se essas versões conceituais antecipam alguma versão futura dos SUVs elétricos. Segundo o comunicado da marca, o bZ4X GR Sport Concept foi projetado para oferecer "um nível elevado de desempenho ambiental e prazer ao dirigir".

toyota bz4x GR Sport
Solterra-STI-Subaru (2)
Solterra-STI-Subaru (1)

A versão conceitual do SUV elétrico possui uma carroceria com algumas elementos em preto, rodas maiores e uma série de detalhes externos que conferem um visual mais agressivo ao modelo ecológico. Enquanto isso, o interior aposta em bancos com estilo mais esportivo e o acréscimo de elementos de acabamento exclusivos. 

Já o Subaru Solterra STI Concept parece mais interessante e recebe um grande spoiler no teto e saias laterais em preto e vermelho cereja, bem como uma série de outros apetrechos externos que deixam o visual bem mais esportivo que na versão regular. 

A proposta de desempenho é reforçada pela identificação de ambos: GR Sport no caso da Toyota e STI para o Subaru, tradicionais nomes que são a designação do braço esportivo dessas marcas. 

Na versão regular, o Toyota bZ4X tem uma bateria de alta densidade com 71,4 kWh de capacidade e um motor elétrico dianteiro que produz 150 kW (204 cv) de potência e 27,2 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h (limitada).

Uma versão de tração integral equipada com dois motores elétricos de 80 kW (um em cada eixo) para um total de 160 kW (214 cv) e 34,2 kgfm também estará disponível - vai a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge a mesma velocidade máxima do modelo FWD. 

Vale lembrar que a Toyota apresentou recentemente a prévia de 15 novos veículos elétricos que chegarão ao mercado nos próximos anos e entre eles não estava este bZ4X de desempenho, mostrando que a marca japonesa ainda tem algumas cartas na manga.

Confira também

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários