Esta não é a primeira vez que se afirma que os carros elétricos não são tão propensos a pegar fogo como os veículos que têm um motor de combustão. E isso acaba de ser confirmado com os dados do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos, compilados pela AutoinsuranceEZ, que diz que os veículos híbridos têm o maior risco de incêndio.

Veículos totalmente elétricos, por outro lado, foram considerados muito mais seguros do que os aviões e carros a gasolina; eles são muito menos propensos a pegar fogo, com apenas 25,1 incêndios a cada 100.000 unidades. Isso é comparado com 3.474 incêndios em híbridos e 1.529 incêndios em carros a combustão por 100.000 veículos vendidos, respectivamente.

external_image

Ao olhar para o número de veículos recuperados em 2020 devido ao risco de incêndio, a AutoinsuranceEZ descobriu que os carros a combustão lideravam a tabela. Os dois únicos recalls de carros elétricos notáveis foram para o Hyundai Kona (82.000 unidades convocadas devido a baterias defeituosas que poderiam causar um incêndio) e o altamente divulgado Chevrolet Bolt EV (70.000 unidades chamadas).

Eles também descobriram que a bateria poderia causar o incêndio não só nos carros elétricos recuperados, mas também nos híbridos em 2020. Isso se aplicava tanto ao recall do Chrysler Pacifica (27.600 unidades recolhidas) quanto ao recall do grupo BMW que envolveu sete modelos diferentes, mas só incluiu cerca de 4.500 veículos.

Hyundai Kona Electric 2019
Hyundai Kona Electric 2019

Mas por outro lado, quando os veículos elétricos ou híbridos pegam fogo, porém, eles são muito mais difíceis de apagar especificamente por causa de suas baterias, geralmente de íons de lítio. O que torna os incêndios de bateria tão perigosos é a chance que eles têm de reacender depois de aparentemente terem sido apagados - equipes de resposta de emergência (e bombeiros em particular) de todo o mundo agora estão recebendo treinamento especial para ensiná-los a lidar com veículos elétricos.

De acordo com Axel Hernborg, CEO da Tripplo Logistics,

Automóveis elétricos pegam fogo com menos frequência do que carros movidos a gasolina, mas a duração e intensidade dos incêndios podem torná-los consideravelmente mais difíceis de apagar devido ao uso de baterias de íons de lítio. As baterias de íons de lítio são notoriamente difíceis de apagar. Mesmo depois de parecer estar desligado por 24 horas, as baterias podem gerar calor suficiente para um incêndio.