As vendas de carros elétricos dispararam nos últimos anos, mas ainda há pessoas que não entendem como eles realmente funcionam. E a reação mais comum a algo que não entendem é o medo, e essa é exatamente a emoção que levou um "vizinho preocupado" a desligar um Tesla Model 3 estacionado em uma garagem. O "bom samaritano" estava aparentemente preocupado porque "sobrecarga com este calor fará a bateria explodir."

Oliver James, o dono do veículo elétrico, postou no Tesla Model 3 Owners Club o bilhete que o vizinho desconhecido colou em seu carro, que também dizia "Procure no Google!!! Bateria Tesla explodiu". O que é ainda mais bizarro sobre o incidente que aconteceu neste mês é que não estava nem tão quente naquele dia (cerca de 30°).

note-left-by-unidentified-person-who-unplugged-tesla-model-3

De qualquer forma, o proprietário diz que ficou mais incomodado com o fato de o "vizinho preocupado" não ter simplesmente colocado o aviso sob o limpador como a maioria das pessoas faz. Não, o indivíduo colou o bilhete próximo da porta de carregamento, um sinal de que não estava brincando; ele estava preocupado de verdade com o incêndio do Model 3.

Acontece que a preocupação dele não era baseada em fatos reais, já que o sistema de gerenciamento de bateria da Tesla é conhecido por lidar com qualquer risco de sobrecarga. Para quem não confia nisso, as estatísticas não mentem.

Os dados de incêndio em veículos da empresa para 2020 indicaram que houve aproximadamente um incêndio em Tesla para cada 205 milhões de milhas percorridas (330 milhões de km). Para colocar isso em contexto, dados da National Fire Protection Association (NFPA) e do Departamento de Transporte dos EUA citados pelo Teslarati listaram um incêndio por veículo no país para cada 19 milhões de milhas percorridas (30 milhões de km).

Considerando que a grande maioria da frota de automóveis de passageiros dos EUA é composta por veículos de combustão interna, as baterias de carros elétricos claramente não pegam fogo com tanta frequência quanto os carros de motores de combustão interna. 

Apesar desses fatos, algumas pessoas ainda acreditam que os carros elétricos são mais perigosos do que os veículos de combustão interna e provavelmente continuarão pensando assim por um tempo. Contanto que isso não se traduza em pessoas aleatórias tirando 'carros da tomada' em garagens por medo de explosões de bateria, tudo deve ficar bem.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Tesla Model 3 - carregamento