Tesla Model 3 recupera a liderança entre os carros elétricos, mas a Volkswagen emplaca 4 modelos entre os dez primeiros colocados

O Tesla Model 3 é novamente o campeão de vendas entre os carros elétricos na Europa. Em maio, o sedã produzido nos Estados Unidos fechou com 8.762 unidades, ficando à frente do europeu Volkswagen ID.3, que chegou a 6.031. 

Atrás do Renault Zoe, que sobe ao degrau mais baixo do pódio graças aos 5.738 carros vendidos no mês passado, há uma mudança interessante nos cinco primeiros colocados: o Skoda Enyaq assume o quarto lugar (5.223) à frente de seu primo VW ID.4 (4.620), que ficou em primeiro lugar em abril, trazendo pela primeira vez um SUV para o topo do ranking dos veículos de emissões zero.

Galeria: Tesla Model 3

Fiat 500 elétrico avança

Percorrendo os dez primeiros colocados no ranking elaborado pela consultoria Jato Dynamics, é visível o excelente resultado alcançado pelo Fiat 500 elétrico. O carro elétrico urbano que chegará ao Brasil nas próximas semanas faz cada vez mais sucesso na Europa, chegando ao sexto lugar do ranking. 

Ele desbancou modelos bem sucedidos no Velho Continente como o Kia e-Niro e o Hyundai Kona EV, sétimo e oitavo, respectivamente, mas também o VW e-up!, nono, ou o Peugeot e-208, que também irá desembarcar por aqui e caiu para a 10ª posição na preferência dos europeus em maio. 

Fiat 500 elettrica 3+1

Veja os 10 carros elétricos mais vendidos:

  1. Tesla Model 3: 8.762
  2. Volkswagen ID.3: 6.031
  3. Renault Zoe: 5.738
  4. Skoda Enyaq: 5.223
  5. Volkswagen ID.4: 4.620
  6. Fiat 500 elétrico: 3.644
  7. Kia e-Niro: 3.331
  8. Hyundai Kona EV: 3.245
  9. Volkswagen e-up!: 3.146
  10. Peugeot e-208: 2.926

Volkswagen acelera transição

De uma forma geral, olhando os dados de mercado em maio na Europa, houve um crescimento de 261% no segmento de emissões zero em relação ao mesmo mês de 2020. O total de veículos eletrificados vendidos nos principais mercados do Velho Continente totalizou 83,7 mil unidades. 

A Volkswagen, também graças aos excelentes resultados dos seus carros elétricos (afinal emplacou 4 entre os 10 primeiros), conseguiu atingir 28,1% de participação entre as marcas (vendas de eletrificados e não-eletrificados), estabelecendo o segundo melhor resultado dos últimos 20 anos - o grupo alemão ficou à frente da Stellantis (20,9%) e da Renault-Nissan (10,6%). 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen ID.4 - primeiras entregas na Alemanha