A Europa quer carros pequenos: isso emerge dos números de 2021. E com o carro elétrico ganhando espaço, os mercados vão querer, mesmo no segmento zero emissão, cada vez mais modelos compactos. E com preços acessíveis. As montadoras sabem disso e estão se movendo nessa direção.
Stellantis, Renault e Volkswagen são os principais grupos que trabalham para invadir um segmento que poderia garantir excelentes números. Eles não são os únicos, mas no momento são os que avançaram com carros elétricos de baixo custo para a Europa. Mas vamos ver melhor quais são as perspectivas, também à luz do bom sucesso de Dacia Spring (Kwid elétrico), o responsável por inaugurar essa nova tendência no Velho Continente.
Um dos nomes mais recorrentes quando se trata de carros com essa proposta é o do Fiat Centoventi. Apresentado como conceito em 2019, é considerado o herdeiro do Panda atual, embora a partir daí seja provável que toda uma família de carros nasça. Um pouco como era pra ser com o Fiat 500.
Quem voltou a falar sobre o Centoventi nos últimos dias foi Olivier François, em entrevista à revista inglesa AutoExpress. O CEO da marca italiana, que já em 2020 havia falado de um Panda elétrico, voltou ao assunto explicando que o Centoventi poderia ser o prelúdio para um segmento de emissão zero A e também para um segmento B.
Eles terão o mesmo nome? Nomes diferentes? Serão novos nomes ou usarão já conhecidos (Panda e Punto, por exemplo)? Essas perguntas ainda não foram respondidas. Mas as informações não devem tardar a chegar. Na verdade, acredita-se que já em 2022 a Fiat possa apresentar um primeiro veículo elétrico derivado do projeto Centoventi, que poderia explorar a plataforma CMP de origem PSA.
A Renault também tem um novo carro elétrico acessível no radar. Ele se chamará Renault 4 e chegará no início de 2024, logo após o Renault 5, e permanecerá fiel à filosofia que decretou o sucesso do R4 "original", o produzido entre 1961 e 1992. Entre os pontos de contato, de acordo com as fotos das patentes vazadas e o conceito Air4 criado em colaboração com a TheArsenale,ntambém o estilo inconfundível, feito com a carroceria alongada, faróis circulares e formas quadradas.
De Meo prometeu que fará parte de uma próxima geração de carros elétricos que graças às baterias de nova geração e melhores economias de escala atingirão a paridade de preços com modelos de motores a combustão ou ao menos serão mais baratos do que é oferecido hoje em termos de zero emissões.
A Volkswagen, segunda maior empresa do mundo, atrás da Tesla, em termos de número de carros elétricos vendidos, anunciou que está trabalhando em uma família de carros elétricos que ficará abaixo do ID.3. O primeiro sinal tangível deste projeto foi mostrado no último Salão de Munique, onde foi exibido o ID. Life, um conceito interessante que antecipa muitos dos estudos dos próximos compactos de emissão zero do grupo de Wolfsburg.
Não se afirma que a versão de produção será exatamente de baixo custo, mas também sabemos que a VW tem a possibilidade de 'replicar' um carro em inúmeros modelos aproveitando outras marcas. Nesse caso, um ID Life reinterpretado pela Skoda poderia se destacar com uma excelente relação custo-benefício. Ele será o primeiro a chegar ao mercado, será chamado de Elroq (pelo menos, este é o nome com o qual é indicado no momento) e deve ter um preço inicial inferior a 20.000 euros (R$ 123.800). A previsão é que sua estreia aconteça em 2024.
Enquanto o ID. Life não fica pronto, a Volkswagen decidiu retomar a produção do up! elétrico, um carro que tem registrado excelentes números de vendas e que retorna ao mercado para preencher a lacuna entre agora e a chegada da nova geração de carros elétricos de pequeno porte. Mais uma demonstração de que muitas pessoas estão dispostos a migrar para os elétricos, desde que isso não custe uma fortuna.
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