A transição para a mobilidade elétrica segue de forma acelerada na Europa. Em dezembro, pela primeira vez na história, as vendas de carros elétricos superaram as dos modelos a diesel, de acordo com dados da consultoria Schmidt Automotive Research.

Os números mostram que mais de 20% dos carros novos vendidos na Europa e Reino Unido em dezembro eram totalmente elétricos, enquanto que os veículos a diesel, que representavam mais de 50% do mercado na União Europeia em 2015, agora caíram para menos de 19% - os dados foram compilados por Matthias Schmidt, analista de Berlim que acompanha o mercado de veículos elétricos.

Volkswagen ID.3 - avaliação de uma semana

Em dezembro, foram emplacados 176.000 veículos elétricos a bateria na região, um recorde histórico que representa 6% de aumento em relação ao mesmo mês de 2020. Ao mesmo tempo, os carros a diesel responderam por 161.000 unidades vendidas.

Responsáveis por mais de metade das vendas até 2015, quando estourou o escândalo de emissões 'dieselgate', os carros a diesel tiverem seu melhor momento na Europa em 2011, quando atingiram 55,5% do mercado. Em dezembro de 2021, o nível de penetração do diesel permaneceu abaixo de 20%, ficando em apenas 18,7%.

Renault Zoe 2020

Ainda que os carros equipados com os sistemas (MHEV) micro-híbridos de 48V a diesel tenham garantido alguma sobrevida para esse tipo de propulsão, a morte do diesel é provavelmente inevitável ao mesmo tempo em que o apetite por carros elétricos cresce rapidamente, apoiado em novos lançamentos, subsídios, bônus e uma legislação cada vez mais restritiva de emissões.

Outro fator, a crise dos semicondutores, forçou os fabricantes a reduzirem os volumes de produção de modelos a combustão mais acessíveis, se concentrando nos carros mais caros e lucrativos, o que também favoreceu a expansão dos carros elétricos.

Fonte: ElectricCarsReport