A Renault anuncia que será uma marca exclusiva de carros elétricos em 2030, ao menos na Europa. A declaração foi dada por Luca De Meo, CEO do grupo e responsável pelo último capítulo dessa trajetória rumo à emissão zero iniciada em 2021 ao grito de Renaulution.
O CEO da marca do losango revelou suas intenções de encerrar a venda de carros com motor a combustão dentro de uma década (no Velho Continente) durante um evento com jornalistas, realizado hoje no centro técnico da empresa que fica nos arredores de Paris.
Dacia só no final
"Na Europa, a Renault será uma marca 100% elétrica em 2030", disse De Meo, que então explicou que o grupo provavelmente continuará a vender carros a gasolina mesmo depois dessa data, mas apenas em certos mercados e provavelmente apenas sob a marca Dacia. As últimas declarações, relatadas pela Automotive News Europe, casam com o que já foi dito em julho passado, segundo o qual o grupo Renault iria se tornar 90% elétrico até o final de 2030.
"Temos um plano B" – acrescentou o número um da marca, pois a Dacia vai se eletrificar o mais tarde possível para manter sua natureza de marca acessível e com a melhor relação possível entre custo e benefício.
Isso significa que, se a União Europeia confirmar sua intenção de interromper a venda de carros com motores de combustão interna até 2035, a Dacia, que já conta com o Dacia Spring (Kwid elétrico), também manterá os modelos a gasolina (certamente híbridos) no portfólio até essa data.
4 novos modelos até 2025
De Meo também acrescentou: "Temos a obrigação de participar da transição energética que levará a uma Europa de emissão zero". O primeiro passo deste novo caminho é representado pelo Megane E-Tech Electric, antecipado no Salão de Munique e que agora começa a ser vendido na Europa.
Ele se junta aos carros elétricos da marca que estão no mercado há algum tempo, como o Zoe e o mais recente Twingo, e em breve terá o companhia também dos futuros Renault 5 e Renault 4 e mais outros dois modelos que chegarão ao mercado em 2025.
A decisão de se tornar uma marca totalmente elétrica até 2030 une a Renault a outros fabricantes que já tomaram uma decisão semelhante. Como por exemplo a Ford e a Stellantis.