A Tesla ainda aguarda aprovação final para iniciar a produção de carros clientes Model Y em sua fábrica perto de Berlim, Alemanha, mas isso não o impede de planejar com antecedência.

A empresa teria comprado uma ferrovia existente na qual planeja operar um trem que ajudaria os funcionários a se deslocarem para a fábrica.

De acordo com um relatório da Berliner Morgenpost captado pela Teslarati, a Tesla adquiriu a pista do Grupo Ferroviário Regional Alemão DRE para garantir uma melhor conexão com sua fábrica em Grünheide, perto de Berlim.

Tesla Gigafactory Berlin-Brandenburg County Fair na Alemanha (10 de outubro de 2021)
Tesla Gigafactory Berlin-Brandenburg County Fair na Alemanha (10 de outubro de 2021)

A transação foi confirmada na semana passada por um porta-voz do Ministério de Infraestrutura e Planejamento Regional do Estado de Brandemburgo. O representante disse que Tesla pagará pelo planejamento, construção e operação do ônibus.

O ônibus funcionaria entre Erkner e uma nova parada na pista ao sul do local da fábrica. A Tesla também construirá uma nova estação de trem na fábrica e sincronizará o trem com os horários de mudança da fábrica.

Com a pista localizada ao lado do complexo Giga Berlin, o serviço de transporte deve facilitar para os funcionários da Tesla chegar ao trabalho e voltar para casa.

Tesla Gigafactory Berlin-Brandenburg County Fair na Alemanha (10 de outubro de 2021)

Tesla O CEO Elon Musk esperava que a fábrica alemã pudesse operar já em julho de 2021, mas a abertura tem sido constantemente adiada pelo tedioso processo formal de aprovação da instalação e pela oposição de alguns grupos ambientais locais.

As aprovações para a fábrica já estão em fase final, confirmou recentemente o Ministério do Meio Ambiente de Brandemburgo, com a Tesla produzindo veículos de teste no local.

No início deste mês, a Tesla recebeu permissão para estender os testes de pré-produção, com a montadora agora autorizada a produzir 500 corpos por semana até um máximo de 2.000. Tesla não tem permissão para vender esses carros, no entanto.

Quando finalmente dada a luz verde, Giga Berlin começará a construir veículos elétricos Model Y equipados com 2170 baterias. O Model Y construído em Austin, Texas, embalará as células 4680 personalizadas da empresa, confirmou a Tesla durante a última chamada de resultados na semana passada.