Qual é a quantidade ideal de pontos de carregamento para carros elétricos? Nos Estados Unidos, um levantamento apontou que havia 108.000 pontos públicos de recarga, o que dá quase um ponto para cada posto de gasolina, onde se estima que haja entre 111.000 e 150.000 postos, e a conclusão é de que ainda são necessários muito mais eletropostos. 

São mais de 2 milhões de veículos elétricos registrados no país norte-americano. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, a proporção ideal entre carros elétricos e estações de recarga é de 40 portas de carregamento Nível 2 e 3,4 carregadores rápidos DC (DCFC, que geralmente tem três saídas) a cada 1.000 veículos elétricos.

Nissan LEAF fast charging (CHAdeMO) at EVgo

Atualmente, existem 41 portas de carregamento nível 2 e 5,7 portas de carregamento DCFC por 1.000 VEs, respectivamente, ou cerca de 21 veículos elétricos para cada ponto de carregamento.

Olhando pelo lado dos carros a combustão, a conta é de 2.514 carros a cada posto, o que parece muito, mas é uma proporção que funciona, graças ao alcance maior e menor tempo de abastecimento desses veículos. 

Mas a boa notícia é que a autonomia dos carros elétricos está aumentando rapidamente. Temos exemplos como o Tesla Model S Plaid, que pode rodar 830 km com uma carga, ou mesmo o recém-lançado Lucid Air, que tem alcance de 832 km, sem falar no conceito Mercedes Vision EQXX, que antecipa um carro super eficiente que promete 1.000 km até precisar recarregar novamente.

BMW i3 at EVgo fast charging station

O site de comparação de seguros de automóveis Jerry projeta que haverá 35 milhões de veículos elétricos nas ruas até 2030. Por essa conta, os EUA precisarão instalar cerca de 478 portos de carregamento todos os dias pelos próximos oito anos para construir a infraestrutura compatível com essa frota zero emissões.

Pesquisas mostram que 90% dos proprietários de carros elétricos carregam em casa, mas mesmo nesse cenário uma infraestrutura robusta de carregamento é necessária para atender moradores de condomínios e residências sem locais para recarga, bem como veículos em deslocamentos mais longos que superam o alcance da bateria. 

A Lei de Infraestrutura de Biden prevê um forte incentivo para a expansão da rede norte-americana nesta década, com uma meta de 500.000 estações de recarga em funcionamento até 2030. Além disso, também haverá um forte impulso por parte da iniciativa privada, com o mesmo objetivo de ampliar a infraestrutura para veículos elétricos.

Volvo - eletroposto - brasil (1)

Infraestrutura no Brasil

Com uma frota bem menor de carros totalmente elétricos (5.000 unidades), o Brasil tem uma infraestrutura de carregamento reduzida. No entanto, ela cresce exponencialmente e já tem uma presença razoável nas principais cidades do país. 

Recentemente, o diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e CEO e cofundador da Tupinambá Energia e Mobilidade, Davi Bertoncello, afirmou que o ano de 2021 foi um período de confirmação, onde passamos de 350 para mais de 1.000 pontos de recarga espalhados pelo país, número que de ser triplicado novamente em 2022. 

“Em janeiro, a estrutura de recarga veicular pública e mista nacional não era maior do que 350 pontos por todo o país. O ano terminou com 1 mil pontos espalhados por todas as regiões. Para o ano que se inicia, a perspectiva de crescimento continua a todo o vapor e a malha de recarga deve triplicar novamente nos próximos 12 meses”.

Por aqui não temos um plano de governo para apoiar a expansão da infraestrutura, mas há vários projetos de corredores para carregamento e eletropostos sendo executados pela iniciativa privada com o envolvimento de empresas como a EDP, EnelX, NeoEnergia, WEG, Siemens, Raízen, Volkswagen, Porsche, Audi, Volvo, BMW e BYD, entre outras. 

Fonte: EvGo via Electrek