Lançado no Brasil recentemente, o Peugeot 208 e-GT, a versão totalmente elétrica do 208, chega ao país importada da Eslováquia, mas de acordo com a mídia francesa L'argus, o compacto passará a ser produzido na Espanha a partir de 2023 e pode trazer novidades em termos de atualizações.  

O Peugeot 208, tanto na versão elétrica quanto nas variantes a combustão, é produzido na fábrica do grupo Stellantis em Trnava, na Eslováquia - o 208 a combustão vendido no Brasil vem da Argentina. Segundo relatado, a produção do e-208 será transferida para a fábrica Figueruelas (Zaragoza), na Espanha, mesmo local onde é feito o Opel Corsa-e, enquanto que o modelo térmico para os europeus virá da fábrica da PSA no Marrocos.

Peugeot e-208 GT (BR)
Peugeot e-208 GT (BR)
Peugeot e-208 GT (BR)

O motivo do novo arranjo é que a fábrica da Eslováquia abrigará a produção dos próximos Citroën C3, C3 Aircross e Opel Crossland, modelos que serão baseados na nova plataforma CMP Entry. 

Atualização

Além da mudança na produção, foi relatado que o Peugeot 208 elétrico poderá, na mesma ocasião, sofrer a reestilização meia-vida, recebendo também uma importante atualização na parte técnica. 

Dessa forma, o atual motor elétrico Continental de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm seria substituído por uma unidade Nidec de 115 (156 cv) e 27,5 kgfm para maior eficiência e melhor desempenho - o conjunto de propulsão atual permite aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 150 km/h.

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Tomada

Em termos de baterias, o 208 e-GT continuará sendo equipado com células da chinesa CATL, mas agora do tipo NCM 811, o que aumentará a capacidade de 50 kW para 54 kWh. Isso permitirá um aumento na autonomia dos atuais 340 km para algo na casa dos 400 km - a potência máxima de carregamento deve permanecer em 100 kW. 

O Peugeot 208 e-GT foi lançado no Brasil em setembro do ano passado e atualmente custa a partir de R$ 269.990. Inicialmente ofertada em São Paulo e Rio de Janeiro, a versão elétrica chegará gradualmente às demais concessionárias da marca pelo país ao longo de 2022. 

Fonte: L'argus, FCO