Nos últimos dias, a Mercedes formalizou o início da colaboração com a ProLogium Technology, empresa especializada no design de baterias de estado sólido com eletrólitos cerâmicos. A ProLogium, que tem sede em Taiwan e 15 anos de vida, nasceu da vontade do fundador e CEO Vincent Yang, que tinha todas as intenções de criar uma bateria melhor do que as do mercado na época.

A pesquisa levou Yang a desenvolver uma bateria de estado sólido que Martin Eberhard, co-fundador da Tesla, também está entre os admiradores. Eberhard começou a aventura de sua montadora com o mesmo objetivo: "Eu vi o EV1, carro elétrico da General Motors apresentado em 1996, e eu queria construir um carro elétrico melhor"

Crescimento global

Eberhard acredita que a bateria de estado sólido da ProLogium é uma das melhores já feitas. "As células ProLogium têm algumas das melhores soluções técnicas que já vi nessa indústria, a bateria é segura, tem ótimo desempenho, alta potência de carregamento e boa construção. Tudo sem sacrificar a densidade energética e com um preço competitivo. Na minha opinião, é a melhor bateria de estado sólido para uso automotivo." Como se isso não bastasse, segundo ele também é fácil reciclar.

E aqui também fica explicado por que a Mercedes decidiu se vincular à empresa asiática, que, entretanto, em outubro passado, completou uma rodada de financiamento que lhe trouxe 326 milhões de dólares úteis para a expansão das linhas de produção na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Mercedes e ProLogium para baterias de estado sólido

No mercado em 2025

A Mercedes sentiu o potencial deste produto e, embora a Stellantis também tenha investido na fábrica, uma outra empresa que trabalha com baterias de estado sólido, também quis se conectar com a ProLogium. "As vantagens do eletrólito cerâmico em vez do líquido são óbvias – explicou Markus Schafer, membro do conselho de administração da empresa com sede em Stuttgart – ter acesso a essas tecnologias nos permitirá, no futuro, oferecer aos nossos clientes carros com melhores características".

Yang, por outro lado, prometeu à Mercedes que fornecerá as primeiras baterias de estado sólido para iniciar uma fase de teste de campo já nos próximos anos e está convencido de que sua empresa, como muitos concorrentes, incluindo QuantumScape ou SolidPower, poderá começar a comercialização até 2025.