O Kia Niro foi revelado globalmente no final de novembro do ano passado em sua segunda geração, mas bastaram pouco mais de dois meses para o novo SUV ser flagrado no Brasil. O Kia Niro não é estranho em nosso mercado, pois já havia sido confirmado sua vinda ao país há algum tempo, mas acabou atrasando. Porém, agora a marca já testa a nova geração, que foi vista rodando ainda com camuflagem.
Apesar das coberturas pretas na dianteira, parte da lateral e na traseira, podemos garantir que se trata sim da segunda geração do Niro, que ficou um tanto mais ousada em relação ao anterior – que já era para ter chegado ao Brasil. Mas em vez de lançar um modelo desatualizado por aqui, a Kia preferiu esperar para lançar o modelo em sintonia com o que é oferecido no restante do mundo. As imagens foram publicadas pelo perfil dos colegas GeSSner Motors, que receberam as fotos do leitor Tato Araújo.
Falando do carro em si, o Kia Niro traz um visual bem “diferentão”. O modelo flagrado traz os mesmos faróis com assinatura em LED e com cantos que descem para o para-choque, que por sua vez conta com uma grande entrada de ar (essa toda tampada pela cobertura preta). Nas imagens dá para perceber o capô bem demarcado, cuja abertura fica para trás da grade frontal, enquanto as rodas têm acabamento preto e perfil mais fechado certamente para favorecer a aerodinâmica.
Na traseira dá para notar a lanterna, um dos detalhes mais polêmicos do carro, pois a peça ocupa parte da lateral e ainda fica recuada em relação ao balanço traseiro. Em uma das fotos é possível ver a coluna “C” laranja, que é um dos pontos de design mais chamativos do carro por ter cor diferente do restante da carroceria. Destaque também para a tampa do porta-malas, que fica bastante pronunciada e que acaba dando um aspecto de hatch “bombado” para o Kia Niro – bem diferente da geração anterior, que trazia ares de minivan.
Em algumas imagens é possível ver o interior do SUV, com destaque para o painel curvado com telas digitais para o painel de instrumentos e multimídia, bem como o volante preenchido na parte central já com o logotipo da Kia atualizado. Dá para notar ainda o console central com detalhes em preto brilhante, seletor de marchas giratório (como em alguns Land Rover) e os vincos que descem do painel para as portas. Essa unidade em testes tem ainda bancos revestidos de couro e tecido.
Feito sobre a plataforma Hyundai-Kia de terceira geração, o SUV mede 4,35 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,55 metro de altura e tem distância entre-eixos de 2,72 metros (20 mm a mais que o modelo anterior). Já o espaço do porta-malas fica em 451 litros – o que significa 15 litros a mais frente ao modelo antigo.
Em relação a motorização, a versão híbrida conta com um motor 1.6 de injeção direta de 105 cv e 14,6 kgfm combinado a outro propulsor elétrico, que rende 32 kW (43 cv) e 18,05 kgfm. Esse conjunto trabalha junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 6 velocidades. No entanto, vale dizer que além da versão híbrida, o Kia Niro pode ser vendido no Brasil também em sua configuração 100% elétrica. Por fim, o plano da marca sul-coreana era lançar o SUV já no começo deste ano, porém a chegada da nova geração acabou atrasando o cronograma.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Niro híbrido amplia garantia da bateria de 5 para 8 anos no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Kia Niro elétrico, que pode vir ao Brasil, tem detalhes revelados
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Novo Kia Niro, que virá ao Brasil, tem mais detalhes revelados
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Novo Kia Niro 2022 é revelado de forma oficial e virá ao Brasil