A EDP anuncia que 2021 foi o ano com maior crescimento na utilização da rede pública de carregamento operada pela empresa global de energia. Foram realizados em Portugal mais de 178 mil carregamentos, 300% a mais do que o que tinha sido registado no ano anterior. Estes carregadores encontram-se instalados em mais de 120 municípios.

Nestes carregamentos, os veículos foram abastecidos com mais de 2 GWh energia elétrica, quatro vezes mais do que em 2020 e o necessário para percorrer 15 milhões de quilômetros sem utilizar combustíveis fósseis. Apenas com esta energia, seria possível dar 375 voltas ao Planeta Terra de carro elétrico, sem emitir CO2, ou percorrer mais de 1.000 vezes a maior distância terrestre do planeta, entre Sagres, em Portugal, e a cidade russa de Khasan.

Porsche Taycan 4S

Segundo comunicado, a EDP reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal e Espanha, tendo aumentado significativamente o número de soluções disponíveis na rede pública. Em Portugal, a empresa chegou aos mais de 1.100 pontos contratados, cerca de 400 a mais do que no ano anterior, e na Espanha a rede cresceu para 478 pontos contratados.

Na rede ibérica da empresa, foram feitos carregamentos de quase 3GWh, suficientes para percorrer mais de 18 milhões de quilômetros com eletricidade. Evitou-se a emissão de mais de 2 milhões de toneladas de CO2 pelos utilizadores de veículos elétricos em Portugal e Espanha.

No Brasil, onde a EDP também desenvolve soluções de mobilidade elétrica, foram registados mais de 7.500 carregamentos, com um consumo de 121 MWh, um aumento de 142% em relação ao ano anterior.

Por aqui, um dos principais projetos da EDP é a rede de recarga rápida que integrará as principais rodovias da região centro-sul do país. Quando concluída, abrigará 30 estações de carregamento que estarão localizadas nas rodovias que ligam São Paulo (SP) a Brasília (DF), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), portanto, incluindo as rodovias Anhanguera, Régis Bittencourt e Fernão Dias.