Parece que a mobilidade elétrica no segmento duas rodas vai finalmente entrar em uma nova fase, com várias novidades a caminho. Durante a conferência de resultados do ano passado, o consórcio Pierer Mobility AG confirmou que a primeira moto elétrica da KTM será a KTM e-Duke

Trata-se de uma motocicleta elétrica que compartilhará o projeto com outro modelo do grupo austríaco, a Husqvarna e-Pilen. Segundo as informações preliminares divulgadas, tanto o modelo KTM como o Husqvarna terão proposta urbana como motos elétricas equivalentes a um modelo de 125cc.

moto eletrica ktm husqvarna

A Pierer Mobility adianta que as motocicletas e-Pilen e e-Duke serão equipadas com um motor elétrico com cerca de 10 kW de potência nominal, algo entre 13 e 14 cv, o que seria equivalente ao modelo a combustão. No entanto, a potência máxima deve ficar na faixa dos 15 kW, o que daria até 20 cv. 

Outra informação adiantada sobre as motocicletas elétricas é sobre a bateria. Diferentemente do anúncio inicial, onde se cogitava a solução de bateria removível, agora está confirmada uma bateria fixa com 5,5 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia de 100 km com uma carga. Não é surpreendente, mas está dentro da média para motos elétricas com essa proposta.

Enquanto a Husqvarna já revelou seu conceito E-Pilen e apresentou o protótipo oficial no Salão de Munique 2021 em setembro do ano passado, a KTM manteve os detalhes de E-Duke em segredo. Apesar da imagem propositalmente pixelada, dá pra ver bem a silhueta da marca registrada da Duke e seu estilo afiado.

Ainda que tenha adiantado os dados mais importantes da KTM e-Duke e Husqvarna e-Pilen, a Pierer Mobility não deu detalhes sobre a data de lançamento ou preços. A produção das motos elétricas será realizada em Anif, na Áustria, em uma nova fábrica que recebeu o investimento de 25 milhões de euros e está sendo chamada de Centro de Mobilidade Elétrica.

Fonte: PiererMobility