Em evento virtual, a BMW anunciou novidades para o Brasil e projetou uma forte expansão da mobilidade elétrica no país até o fim da década. Com chegada do iX, iX3 e i4, que se juntam ao MINI Cooper SE e ao BMW i3, o BMW Group terá a maior gama de modelos 100% elétricos do segmento premium brasileiro.

5 veículos elétricos

Atualmente, os únicos carros elétricos do BMW Group no Brasil são o i3 e o Mini Cooper SE, mas a empresa já realiza a pré-venda do SUV elétrico iX, que começa a chegar no mês que vem, e logo em seguida lançará o sedã i4. No evento desta terça-feira (15), foi confirmada ainda a vinda do SUV BMW iX3 - ao todo, serão cinco veículos elétricos no portfólio, o maior entre as marcas premium no país. 

BMW iX XDrive50 (2021)
BMW iX

Baseado no X3 com motor a combustão, o novo BMW iX3 está equipado com o trem de força eDrive, desenvolvido pela própria marca. O motor elétrico montado no eixo traseiro entrega 210 kW (286 cv) de potência e 40,6 kgfm de torque máximo, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A bateria tem 74 kWh e proporciona de 460 km com uma carga pelo padrão WLTP.

BMW i4 M50
BMW i4 M50

Elétricos serão 50% do segmento

Durante o evento, o CEO do BMW Group Brasil, Akser Krieger, falou também do crescimento da mobilidade elétrica no país. Segundo o executivo, haverá um avanço contínuo nos anos seguintes, com a previsão de que os carros elétricos representem 10% do mercado nacional até 2030. No segmento premium essa tendência será mais acentuada e os elétricos terão ao menos 50% de participação.

“O mercado de veículos Premium brasileiro será ao menos 50% elétrico no fim dessa década e seguiremos liderando a transformação da mobilidade no país, com a introdução de modelos alimentados exclusivamente por baterias. Continuaremos nossa estratégia de foco no cliente, sempre nos reinventando e surpreendendo nossos consumidores”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil.

BMW iX3 2022
BMW iX3 2022

Líder no segmento premium

O BMW Group Brasil, que reúne as marcas BMW, MINI e BMW Motorrad, encerrou 2021 na liderança do mercado premium no Brasil, com crescimento de 15,1% nas vendas em comparação com 2020. A marca BMW teve 16,8% de crescimento, enquanto a Mini avançou 9% na comparação ano a ano. 

Ambas as marcas conquistaram expressivo crescimento de veículos eletrificados. A BMW vendeu 2.661 unidades de elétricos e híbridos plug-in no ano passado, 162% mais do que em 2020. Hoje, cerca de 20% das vendas da BMW são compostas por veículos eletrificados.

A MINI foi além, com os eletrificados correspondendo atualmente a 40% das vendas da marca no Brasil, um dos maiores percentuais globais. Parte desse resultado teve como base o MINI Cooper SE, que chegou ao mercado no ano passado e vem apresentando bom desempenho em vendas. 

Fonte: BMW