A GM suspendeu a produção do Chevrolet Bolt em agosto do ano passado e segundo matéria recente do Detroit Free Press, prevê retomar a montagem do carro elétrico, que é produzido na fábrica de Orion, no começo de abril. Isso significa no mínimo mais dois meses de espera para que o modelo possa efetivamente voltar ao varejo. 

Segundo a mídia norte-americana, nesta terça-feira, a GM disse que retomará a produção dos modelos Chevrolet Bolt e Bolt EUV em 4 de abril, enquanto segue no reparo e substituição das baterias defeituosas como parte de um mega recall global que também atingiu o Brasil.

chevrolet bolt 2022 producao (2)

A GM produz o Chevrolet Bolt nas versões hatchback (Bolt EV) e SUV (Bolt EUV) na fábrica localizada em Orion Township, que suspendeu a produção pela primeira vez em agosto passado, retomando a montagem por poucos dias em novembro, ficando ociosa novamente desde então.

"Nossa decisão sem precedentes com a produção do Bolt EV e EUV ociosa nos últimos meses nos permitiu priorizar a substituição de módulos de baterias", disse o porta-voz da GM, Dan Flores. "Como resultado, disponibilizamos substituições para os proprietários de Bolt EV que estavam em nossos grupos de alta prioridade".

O porta-voz da GM também disse que assim que um revendedor receber um Bolt EV ou Bolt EUV produzido após 4 de abril, poderá vender o modelo imediatamente. Atualmente, os lotes dos carros elétricos em posse dos revendedores que fazem parte do recall estão em espera e precisarão ter os módulos de baterias substituídos antes de serem colocados à venda.

Chevrolet Bolt EUV 2022
Chevrolet Bolt EUV 2022

Por fim, Flores finalizou que a GM segue "comprometida com o Bolt EV e EUV" e que a decisão de 'segurar' a produção até abril permitirá à empresa efetuar a troca dos módulos de bateria e também "retomar as vendas de varejo em breve".

Como relatamos, esse recall também atingiu as unidades vendidas no Brasil, onde o novo Chevrolet Bolt 2022 esteve em pré-venda no em agosto pelo preço de R$ 317.000, sendo que o primeiro lote de 20 unidades se esgotou em menos de 24 horas.

Esta nova declaração do porta-voz da GM finalmente parece uma luz no fim do túnel neste longo processo de recall de baterias defeituosas produzidas pela LG Chem. A gigante coreana terá que desembolsar ao menos US$ 1,9 bilhão para compensar as despesas da montadora norte-americana com o recall. 

Assim que a situação estiver normalizada (ao menos parcialmente) nos Estados Unidos, a distribuição do Bolt EV deve ser retomada aos poucos, chegando aos mercados globais, incluindo o Brasil. Na sequência, a GM também deve anunciar a vinda do Bolt EUV ao país. A conferir. 

Fonte: DetroitFreePress