No Salão de Munique, em setembro, a Mercedes-Benz apresentou seu novo sedã elétrico, o EQE, e agora é a empresa de Affalterbach, Mercedes-AMG, que revelou sua reinterpretação correspondente do modelo, com muito mais potência e uma configuração específica.

Este novo Mercedes-AMG EQE 53 usa um sistema de propulsão 100% elétrico, com um motor em cada eixo, por isso estamos falando de um modelo de tração nas quatro rodas, capaz de ajustar a distribuição de torque entre os dois eixos de forma muito mais rápida do que um sistema mecânico pode fazer.

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Mercedes-AMG EQE 53

No total, seus motores síncronos desenvolvem 626 cv de potência e um torque máximo de 96,8 kgfm, embora se não estivermos satisfeitos com tais números, a divisão esportiva oferece um pacote opcional chamado AMG Dynamic Plus, que através de uma função de 'boost' faz com que o sistema elétrico entregue um máximo de 687 cv e 102 kgfm. 

Esses números se traduzem em desempenho de primeira categoria, já que este Mercedes-AMG EQE anuncia um 0 a 100 km/h em 3,5 segundos para o modelo padrão e 3,3 segundos com o pacote AMG Dynamic Plus (que inclui um programa Race Start), bem como uma velocidade máxima de 220 e 240 km/h, respectivamente.

O sedã incorpora uma grande bateria de íons de lítio de nova geração, com uma capacidade útil de 90,6 kWh e capaz de operar a 328 volts. De acordo com a marca, a autonomia WLTP deste EQE pode chegar a até 518 quilômetros. Além disso, no futuro, o software da bateria em si pode ser atualizado automaticamente e remotamente, "over-the-air".

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Outra vantagem dessa nova geração de baterias é a capacidade de carregar a um máximo 170 kW, utilizando corrente contínua, o que significa que em 15 minutos você pode recuperar energia suficiente para obter 180 quilômetros de autonomia. Por sua vez, o carregador integrado para carregamento com corrente alternada, de série é de 11 kW e opcionalmente de 22 kW.

Há também um sistema de recuperação de energia durante a rodagem, que o motorista pode ajustar em 3 níveis diferentes através de botões integrados ao volante. Segundo a marca, o nível mais agressivo permite a condução de um único pedal, já que dado o alto nível de retenção dos motores elétricos, não é necessário recorrer ao freio.

Outro aspecto que a Mercedes-AMG cuidou é o som do sedã elétrica, graças a um sistema que gera uma trilha sonora específica através de alto-falantes, e que oferece um modo Authentic e outro Performance (opcional), ambos ajustáveis em três estágios, chamados Balanced, Sport e Balanced. O som, claro, varia dependendo do modo de condução escolhido (Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual) e dos comandos do motorista.