A Nissan anunciou um novo plano de investimento de US$ 500 milhões para transformar sua fábrica em Canton, Mississippi, em um centro de produção e tecnologia de veículos elétricos nos Estados Unidos. 

A montadora japonesa diz que a fábrica irá produzir dois novos veículos elétricos para as marcas Nissan e Infiniti a partir de 2025. Embora não tenha fornecido informações sobre os novos modelos, a Nissan disse que eles fazem parte da estratégia Nissan Ambition 2030 que verá o lançamento de 23 modelos eletrificados da Nissan e da Infiniti globalmente, incluindo 15 veículos totalmente elétricos, até 2030.

A Nissan está mirando que 40% de seu volume de vendas de veículos nos EUA seja totalmente elétrico até 2030, com um percentual ainda maior considerando todos os eletrificados (elétricos + híbridos plug-in). Os dois veículos elétricos que entrarão em produção em 2025 na fábrica de Canton são discretamente antecipados em duas imagens que revelam suas assinaturas de iluminação frontal.

Nissan - Infiniti - carro elétrico inédito nos EUA
Nissan - Infiniti - carro elétrico inédito nos EUA
Nissan - Infiniti - carro elétrico inédito nos EUA

Em ambos os casos, as assinaturas abrangem toda a largura dos veículos e incluem emblemas iluminados. As imagens teaser não revelam muito, mas olhando para o vídeo acima, ambos os veículos parecem ser sedãs bem dinâmicos com estilo cupê - mas ainda precisamos ver mais detalhes para ter certeza. 

Também podemos ver suas lanternas preenchendo toda a traseira e ecoando a assinatura de iluminação dianteira. Provavelmente é seguro assumir que os veículos compartilharão a mesma plataforma, dado que eles estão programados para entrar em produção na mesma fábrica aproximadamente ao mesmo tempo.

A Nissan não revelou nenhuma informação sobre esses novos veículos elétricos, mas é provável que eles usem uma das cinco plataformas elétricas comuns anunciadas recentemente pela Renault, Nissan e Mitsubishi.

Excluindo a CMF-AEV (Dacia Spring), KEI-EV (kei cars para o Japan) e LCV-EV (veículos comerciais), as duas únicas plataformas viáveis seriam a CMF-EV e CMF-BEV. O primeiro parece ser a escolha mais óbvia, dado que é a mesma plataforma usada pelo Nissan Ariya. Este último é para veículos compactos como o próximo Renault 5 elétrico e o sucessor totalmente elétrico do Nissan Micra (March) para a Europa.

De volta à fábrica de Canton, Mississippi, a Nissan diz que o investimento de US$ 500 milhões para a produção de veículos elétricos adicionará quase novos 2.000 empregos. Curiosamente, a fábrica atualmente emprega 5.000 pessoas e o comunicado de imprensa não menciona o que acontecerá com os 3.000 funcionários restantes não alocados na produção de VEs. 

"O anúncio de hoje é o primeiro de vários novos investimentos que impulsionarão a revolução do carro elétrico nos Estados Unidos. A Nissan está fazendo um forte investimento no futuro em Canton, trazendo as mais recentes tecnologias, treinamento e processo para criar uma equipe de fabricação EV verdadeiramente a melhor da classe."

Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan Motor Corporation

A fábrica, que comemora seu 19º aniversário este ano e já construiu quase 5 milhões de veículos desde a inauguração em 2003. Atualmente produz quatro modelos Nissan: Altima, Frontier, Titan e Titan XD.