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Carros elétricos poluem menos que os a gasolina no ciclo de vida

Estudo mostra que independentemente das práticas de mineração, produção e recarga, as emissões de um veículo elétrico são mínimas

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Postado em EVANNEX em 22 de fevereiro de 2022, por Peter McGuthrie

Os veículos elétricos oferecem uma experiência mais limpa e de menor emissão para os consumidores, mas alguns céticos têm criticado as práticas de mineração, fabricação e carregamento necessárias para suas baterias como menos limpas do que as empresas de VEs afirmam. No entanto, um estudo publicado recentemente mostra o quão insignificantes são as emissões durante o ciclo de vida dos carros elétricos, especialmente quando comparadas com as dos veículos movidos a combustíveis fósseis.

A Universidade de Yale realizou um estudo e descobriu que as emissões indiretas de veículos elétricos, da matéria-prima ao mercado, são muito menores do que as de veículos que queimam combustíveis fósseis, de acordo com uma matéria da Revista Antropoceno.

Com muitas montadoras tradicionais migrado para os elétricos, os resultados levantam uma questão importante sobre os verdadeiros custos de carbono da eletrificação.

Tesla Supercharger

Publicado em dezembro na Nature Communications, o estudo utilizou ferramentas de avaliação do ciclo de vida e modelagem de energia para analisar e coletar dados sobre emissões indiretas de veículos convencionais em comparação com os elétricos. Em seguida, os pesquisadores calcularam quanto seria o custo do carbono sobre esses valores e que efeito poderia ter no mercado automotivo.

Os resultados sugerem o que muitos já supõem - que a implementação de uma taxa de carbono poderia resultar em toda uma eliminação gradual dos veículos a gasolina, acelerando significativamente as reduções de emissões. No entanto, no passado, os críticos disseram que uma mudança mundial para veículos elétricos causaria altas emissões indiretas da produção de baterias e do uso de eletricidade, ao mesmo tempo em que custariam uma fortuna se um imposto sobre o carbono fosse implementado.

Em comparação com os carros a gasolina, no entanto, as emissões indiretas de veículos elétricos ainda são tão baixas que um imposto sobre o carbono das emissões indiretas e diretas do escapamento resultaria em emissões muito menores e aumento das vendas de veículo elétricos, explica o professor de Economia da Yale, Ken Gillingham.

"Uma grande preocupação com os veículos elétricos é que a cadeia de suprimentos, incluindo a mineração e o processamento de matérias-primas e a fabricação de baterias, está longe de ser limpa", diz Gillingham.

"Portanto, se fixássemos o preço do carbono incorporado nestes processos, a expectativa é que os veículos elétricos seriam exorbitantemente caros. Acontece que não é esse o caso; se você nivelar o campo de jogo, fixando também o preço do carbono na cadeia de abastecimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis, as vendas de veículos elétricos realmente aumentariam".

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Não importa se é medido a partir do escapamento de um carro ou da chaminé de uma fábrica local, ou resultante do carregamento em massa, os carros elétricos têm vantagens de emissões em toda a cadeia de suprimentos — e eles estão preparados para ficar ainda mais limpos.

A equipe de pesquisa também explica que as práticas de energia renovável e descarbonização estão se tornando cada vez mais populares, o que levará a menores emissões de carregamento e produção nos próximos anos. Por sua vez, escreve a equipe, "a adoção em larga escala de veículos elétricos é capaz de reduzir as emissões de CO2 através de mais canais do que o esperado anteriormente".

Enquanto isso, a produção de carros tradicionais a gasolina não irá ficar mais limpa e a diferença entre eles e os carros elétricos é surpreendente, de acordo com Stephanie Weber, pesquisadora de pós-doutorado na Yale School of Environment.

"O elemento surpreendente foi o quanto as emissões dos veículos elétricos eram mais baixas", continuou Weber, "A cadeia de abastecimento dos veículos de combustão interna é tão suja que os veículos elétricos não podem ultrapassá-las, mesmo quando se tem em conta as emissões indiretas".