Há uma grande discussão sobre a "rixa" entre o CEO da Tesla, Elon Musk, e a administração Biden, embora não seja uma disputa. Uma pergunta que temos visto com frequência está relacionada com a questão de a Casa Branca finalmente convidar o CEO para um evento.

Parece que depois de não convidar a Tesla para eventos anteriores, pode ser bastante estranho se o presidente Biden de repente estender um convite. Musk aceitaria? Ele causaria um rebuliço, diria algo embaraçoso, ou trabalharia para tornar a situação já desenhada ainda mais problemática?

De acordo com o famoso CEO da Tesla, os funcionários da Casa Branca não precisam se preocupar com seu potencial comportamento se ele eventualmente falar na Casa Branca. Na verdade, em um e-mail para a CNBC, Musk deixou claro que não está feliz com a decisão de Biden de ignorar a Tesla enquanto elogiava as montadoras tradicionais, embora ele tenha acrescentado que não faria ou diria algo "embaraçoso" se fosse convidado a falar na Casa Branca. De acordo com a CNBC, Musk escreveu:

"Eles não têm nada com que se preocupar. Eu faria a coisa certa."

Elon Musk

A CNBC já havia entrado em contato com o CEO para que ele soubesse que fontes anônimas familiarizadas com o assunto sugeriram que a administração Biden não tem planos de convidá-lo para eventos futuros. Musk respondeu ao e-mail com o seguinte:

"A noção de uma rixa não faz muito sentido. Biden ignorou a Tesla a cada momento e declarou falsamente ao público que a GM lidera a indústria de carros elétricos, quando na verdade a Tesla produziu mais de 300.000 veículos elétricos no último trimestre e a GM produziu 26.000."

Há alguns detalhes aqui que merecem mais atenção. Não temos como saber ao certo se a administração Biden realmente disse que não pretende convidar Musk. As fontes familiarizadas com o assunto permanecem sem nome, e a CNBC não informou que confirmou os detalhes diretamente com o governo. Curiosamente, a publicação ainda optou por entrar em contato com Musk para iniciar uma conversa sobre as alegações infundadas.

A Casa Branca, no entanto, disse à CNBC que "a Tesla fez coisas extraordinárias" para a mobilidade elétrica, incluindo convencer a indústria de que os veículos elétricos são o caminho do futuro. Funcionários da Casa Branca também compartilharam que a questão se resume ao fato de que Musk expressou sua desaprovação pessoal por potenciais créditos fiscais futuros de VEs, o que não é totalmente verdade.

Embora Musk deixe claro que não é fã de incentivos governamentais – a menos que haja uma maneira de torná-lo um campo de jogo equilibrado – a Tesla se beneficiou deles, no entanto. Para ser claro, ele não disse especificamente que é 100% contra um futuro crédito fiscal para VEs. Em vez disso, Musk disse em várias ocasiões que espera que o governo pare de subsidiar o Big Oil.

Tesla Model Y e Model 3

Se existe um incentivo, e os veículos da Tesla são elegíveis, os consumidores vão tirar vantagem disso se e quando puderem, e isso realmente não tem nada a ver com a Tesla, nem a montadora tem controle direto sobre ele.

Musk também apontou que a linguagem em torno do potencial crédito fiscal para VEs futuros é injusta, uma vez que favorece os sindicatos, e ele também disse que se opôs a toda a legislação build back better de Biden de um modo geral, embora ele não tenha especificado as partes da proposta que vão contra suas opiniões.

Apesar de muitas palavras duras no Twitter, Musk escreveu à CNBC que não tem nada contra Biden, embora esteja preocupado com o déficit orçamentário dos EUA e com o potencial de aumento dos gastos. Se o governo cortasse os subsídios ao petróleo para criar um campo de jogo equilibrado, em vez de adicionar incentivos de VEs e aumentar os gastos, talvez Musk estivesse a bordo. Ele compartilhou:

"Não tenho nada contra Biden de outra forma, além da preocupação geral com mais gastos deficitários, o que se aplicaria a qualquer presidente, e apoiou ativamente a eleição Obama-Biden."

Com tudo isso dito, Biden finalmente deu atenção a Tesla em fevereiro, quando compartilhou em um discurso que Tesla é o maior produtor de veículos elétricos dos EUA. O e-mail de Musk para a CNBC incluía comentários sobre a situação. O CEO escreveu:

"Chegou ao ponto, hilariantemente, onde ninguém na administração foi autorizado a dizer a palavra 'Tesla'! A indignação pública e a pressão da mídia sobre essa declaração o forçaram a admitir que Tesla de fato lidera a indústria veículos elétricos. Eu não chamaria isso de "louvor".