O Tesla Model Y se tornou uma febre na China com forte demanda, muito superior à capacidade de produção da Tesla, que também precisa ser equilibrada com as exportações.
Como sabemos, o atraso prolongado para a inauguração da fábrica Tesla Giga Berlin, na Alemanha, requer um esforço adicional da fabrica chinesa para a exportação de milhares de unidades do SUV elétrico para a Europa.
De acordo com as últimas reportagens da China, devido ao desequilíbrio entre demanda e oferta, os prazos estimados de entrega do novo Model Y são muito longos (alguns até vários meses) e os preços de exemplares do Model Y usados são relativamente altos. Em muitos casos estão mais caros do que quando foram vendidos como novos. Isso é uma anomalia.
O CnEVPost explica que os clientes geralmente não estão tão interessados em veículos elétricos de segunda mão, mas no caso do Tesla Model Y (nem tanto o Model 3), os modelos usados estão vendendo muito bem em basicamente todas as plataformas de negociação de carros usados online no país.
Em setembro de 2021, o Model Y foi oferecido a 276.000 CNY (R$ 224.000), enquanto agora a maioria dos carros semi-novos estão sendo oferecidos acima de 300.000 CNY (R$ 242.000).
"A grande maioria dos veículos Tesla Model Y à venda em várias plataformas de comércio de carros usados online na China tem um preço acima de RMB 300.000 (US$ 47.000), mais alto do que o que seus proprietários pagaram por eles inicialmente"
Isso explicaria por que o fabricante norte-americano está se esforçando para expandir a produção na fábrica Tesla Giga Xangai.
Vale destacar também que existem outras razões pelas quais os carros usados estão sendo vendidos a um preço mais alto do que quando novos. A Tesla aumentou os preços dos carros novos, e o Model Y não é mais elegível para os subsídios. Os subsídios em si também foram reduzidos.
Outra coisa é o boom geral de carros elétricos na China. Existem muitos fabricantes que rapidamente estão aumentando a produção e as vendas e a Tesla está simplesmente no epicentro deste movimento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"