Tesla Model Y usado está mais caro que um novo na China
Alta demanda pelo modelo e os longos prazos estimados de entrega estão causando anomalias de preço
O Tesla Model Y se tornou uma febre na China com forte demanda, muito superior à capacidade de produção da Tesla, que também precisa ser equilibrada com as exportações.
Como sabemos, o atraso prolongado para a inauguração da fábrica Tesla Giga Berlin, na Alemanha, requer um esforço adicional da fabrica chinesa para a exportação de milhares de unidades do SUV elétrico para a Europa.
De acordo com as últimas reportagens da China, devido ao desequilíbrio entre demanda e oferta, os prazos estimados de entrega do novo Model Y são muito longos (alguns até vários meses) e os preços de exemplares do Model Y usados são relativamente altos. Em muitos casos estão mais caros do que quando foram vendidos como novos. Isso é uma anomalia.
O CnEVPost explica que os clientes geralmente não estão tão interessados em veículos elétricos de segunda mão, mas no caso do Tesla Model Y (nem tanto o Model 3), os modelos usados estão vendendo muito bem em basicamente todas as plataformas de negociação de carros usados online no país.
Em setembro de 2021, o Model Y foi oferecido a 276.000 CNY (R$ 224.000), enquanto agora a maioria dos carros semi-novos estão sendo oferecidos acima de 300.000 CNY (R$ 242.000).
"A grande maioria dos veículos Tesla Model Y à venda em várias plataformas de comércio de carros usados online na China tem um preço acima de RMB 300.000 (US$ 47.000), mais alto do que o que seus proprietários pagaram por eles inicialmente"
Isso explicaria por que o fabricante norte-americano está se esforçando para expandir a produção na fábrica Tesla Giga Xangai.
Vale destacar também que existem outras razões pelas quais os carros usados estão sendo vendidos a um preço mais alto do que quando novos. A Tesla aumentou os preços dos carros novos, e o Model Y não é mais elegível para os subsídios. Os subsídios em si também foram reduzidos.
Outra coisa é o boom geral de carros elétricos na China. Existem muitos fabricantes que rapidamente estão aumentando a produção e as vendas e a Tesla está simplesmente no epicentro deste movimento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD rescinde contrato com empresa após denúncias de trabalho escravo
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio