O canal do Youtube Wu wa relata em um de seus últimos vídeos que a produção diária do Tesla Model Y na Tesla Giga Xangai atingiu cerca de 1.000 unidades por dia, isso logo depois que a planta passou por uma atualização em uma pausa de quatro dias.

Ainda não é um dado oficial, mas pode ser verdade, pois o estacionamento da fábrica está repleto de unidades do SUV elétrico Model Y.

Galeria: Tesla Gigafactory 3

Isso também significaria que a produção do Model Y 'Made in China' (MIC) agora está acima do Model 3 MIC (estimado em 800 unidades por dia).

Vamos lembrar que a Tesla, em seu relatório financeiro do segundo trimestre, afirmou que a produção combinada do Model 3/Y é de mais de 450.000 por ano e que a fábrica se tornou o "principal centro de exportação de veículos" da empresa. 

A Tesla exportou cerca de 8.210 MIC Model Y em julho e espera-se que esse número aumente de forma rápida. De acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk, a maior parte da produção da primeira parte do trimestre será destinada à exportação.

Milhares de unidades do Model Y chinês chegaram recentemente à Europa, o que dá início a um capítulo inteiramente novo para a empresa. Este ano, o Model 3 era basicamente o único Tesla disponível na Europa, mas agora a marca tem a chance de expandir sua presença (em algum momento os novos Model S / X também chegarão ao Velho Continente, o que provavelmente deve acontecer em 2022).

Na China, a Tesla oferece não apenas as versões Long Range e Performance do Model Y (ambas com tração integral), mas também a versão Standard Range com tração traseira, equipada com baterias CATL LFP (fosfato de ferro-lítio).

Enquanto isso, a exportação do Model 3 Performance feito na China segue em alta e, mais recentemente, um grande lote de carros foi visto pronto para ser embarcado para Cingapura:

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram