Supermoto elétrica com 134 cv está quase pronta para a produção
Apresentada como conceito em 2018, a moto elétrica Axiis Liion agora ganha um protótipo quase versão de produção
Os fãs de off-road foram surpreendidos há poucos dias com a Varg, a moto elétrica fora de estrada mais potente do mundo, e eis que surge mais uma novidade. A Axiis Liion, uma supermoto elétrica que foi apresentada como conceito em 2018 e agora aparece como um protótipo e prometendo as mesmas especificações do estudo.
Tudo começou em 2018 quando a Axiis Engineering Art, um renomado fornecedor global de acessórios para motos off-road, anunciou suas ambições futuras de se tornar também um fabricante de motos elétricas.
Na ocasião, a portuguesa Axiis apresentou um conceito de moto elétrica que pesava apenas 133 kg, pouco mais que uma Honda CG Titan 160, o que lhe dá uma excelente relação peso-potência. O estudo previa um motor de 100 kW (135 cv) de potência e 24,4 kgfm de torque, números suficientes para chegar aos 200 km/h segundo a Axiis. Já a bateria tem 12 kWh de capacidade e permite autonomia de até 250 km na cidade.
No entanto, o projeto não foi mais divulgado, veio a pandemia e tudo pareceu cair no esquecimento, mas agora a empresa voltou com um protótipo funcional da super moto elétrica off-road que a Axiis afirma estar quase pronto para a produção.
Ainda que não possa ser comprada ou reservada, a Axiis Liion passou de um modelo virtual para uma moto real. O ponto positivo é que o modelo se assemelha bastante aos desenhos apresentados do modelo conceitual, ficando até melhor em alguns aspectos, bem como a promessa de que as ótimas especificações sejam mantidas na versão final.
Ainda que a Axiis tenha aplicado recursos próprios no desenvolvimento da moto elétrica, a próxima parte depende de novos investidores para que o modelo possa realmente ser concretizado. Mesmo assim, já há uma longa lista de interessados na Axiis Liion.
A Axiis Engineering Art é uma empresa portuguesa fundada em 2015 e bem conhecida no mundo do enduro e do motocross por sua linha de acessórios, incluindo peças como pés, elevadores de guidão e equipamentos de iluminação, estando presente em mais de 70 países ao redor do mundo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross