Revelada em dezembro de 2021, a nova moto elétrica off-road Stark Varg, produzida pela startup europeia Stark Future, tem sido o centro das atenções por conta de sua proposta, especificações impressionantes e desempenho. 

Apenas 24 horas após a abertura dos pedidos para a Stark Varg, a Stark Future vendeu mais de 1.000 unidades de sua nova moto elétrica por 11.900 euros (R$ 71.600). Isso representa US$ 9 milhões em vendas no primeiro dia de pré-reservas. No entanto, os mais ansiosos pela novidade duas rodas elétrica terão que ser um pouco pacientes, pois as primeiras entregas terão início em março de 2023. 

Stark Varg, moto elétrica motocross
Stark Varg, moto elétrica motocross
Stark Varg, moto elétrica motocross

No entanto, se o novo modelo para motocross cumprir a promessa da Stark Future, pode ser um produto revolucionário. Esta nova moto elétrica off-road promete desempenho sem precedentes para o segmento, graças aos 80 cv de potência e 23,9 kgfm de torque extraídos da unidade elétrica. Como referência, uma 450cc de topo pode chegar aos 65 cv e 6 kgfm.

Graças a uma imensa variedade de modos de condução, os pilotos mais novos podem ajustar a moto para ficar no nível de uma 125cc de dois tempos, enquanto os mais experientes em off-road podem alterar a configuração para rivalizar com uma máquina de quatro tempos de 650cc.

Os clientes também podem mexer nas curvas de potência e torque, freio-motor, controle de tração e até ajustar a resposta do acelerador. A Stark emparelha essa tecnologia de ponta com um chassi construído de materiais avançados, como magnésio, fibra de carbono e alumínio de nível aeroespacial. Graças ao uso desses materiais premium, a Varg tem peso muito próximo às motocicletas equivalentes com motores de combustão interna, pesando apenas 110 kg. 

Outro destaque é que a motocross elétrica pode rodar até 6 horas com a potência limitada, ou então ter uma duração de bateria de 40 minutos quando exigida em condições mais severas. O tempo estimado de recarga é de 1 a 2 horas, mas ainda não foram revelados os detalhes sobre os tempos de carregamento. 

Localizada em Barcelona, Espanha, a Stark Future criou uma rede de revendas presente em alguns países da Europa, Estados Unidos e Nova Zelândia. Com a boa aceitação da moto essa estrutura deve crescer, e quem sabe, o modelo não tem mais chances de desembarcar por aqui.