Durante a apresentação do novo plano estratégico da Stellantis nesta terça (1º), o grupo destacou dois modelos que chegarão ao mercado nos próximos dois anos. Na ocasião, foram reveladas as primeiras imagens do Jeep elétrico e agora a empresa divulga os primeiros esboços da picape Ram 1500 elétrica.

Após a estreia do SUV elétrico Jeep posicionado abaixo do Renegade, confirmada para o início de 2023, a picape elétrica chamada Ram Revolution será lançada em 2024 para encarar uma lista de rivais neste novo e cada vez mais competitivo segmento que inclui modelos como a Chevrolet Silverado EV, Rivian R1T, Ford F-150 Lightning e Tesla Cybertruck, entre outros.

Novos Teasers Ram 1500 BEV
Novos Teasers Ram 1500 BEV

Outra novidade importante é que a RAM 1500 elétrica irá estrear a nova plataforma STLA Frame da Stellantis, que no futuro também servirá de base para outra picape média RAM, embora possa sustentar ainda diversos outros veículos do grupo. 

Também em 2024, a RAM Promaster totalmente elétrica e baseada no Fiat E-Ducato, chegará ao mercado para atender ao segmento de entregas. Nesse plano, a Amazon será o primeiro cliente para ampliar sua frota de entregas eletrificada, e rivalizando com a Rivian, que também fornecerá lotes de vans elétricas para a gigante de comércio eletrônico.

Segundo a Stellantis, a arquitetura STLA Frame é compatível uma linha de motores elétricos entre 204 cv (150 kW) e 449 cv (330 kW), com tração traseira ou integral e kits de baterias entre 159 e mais de 200 kWh de capacidade, podendo, em tese, proporcionar autonomia de até 800 km (WLTP). 

Recentemente, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse que a RAM 1500 elétrica irá superar as principais concorrentes em quesitos como capacidade de carga, reboque e autonomia. Nestes dois esboços divulgados, dá pra notar os primeiros traços da picape, que terá um visual intermediário entre o estilo mais conservador da F-150 Lightning e o mais arrojado do Tesla Cybertruck e Hummer EV.