Durante uma apresentação para investidores na Coreia do Sul, a Kia confirmou seu ambicioso plano para acelerar a transição para a mobilidade elétrica. Será uma transformação radical, com um investimento de 20,7 bilhões de euros nos próximos cinco anos e um cronograma para colocar no mercado 14 novos carros elétricos até 2027.
Nesse cenário, pouco tempo após anunciar o fim do desenvolvimento de novos motores a combustão, a Kia estipula uma meta de que os carros elétricos representem 30% das vendas totais, com 1,2 milhão de veículos elétricos por ano até 2030.
Quem falou aos investidores foi o presidente da Kia, Song Ho-sung, mostrando que a montadora passará por uma transformação para deixar a era dos carros a combustão para trás apoiada nos principais mercados globais para veículos elétricos:
"Vamos nos concentrar no aumento das vendas de carros elétricos nos quatro principais mercados: Coreia do Sul, Estados Unidos, Europa e China. Lugares onde a demanda por veículos elétricos está aumentando e as regulamentações estão se tornando mais rigorosas contra os carros a combustão."
Nesse processo, a Kia também anunciou que irá montar uma infraestrutura descentralizada a para a produção de veículos elétricos, ou seja, os veículos serão montados em diversas regiões do globo, com linhas de produção se expandindo para além da Europa, em mercados como Estados Unidos Índia e China, por exemplo. Isso dará flexibilidade de produção e maior agilidade para atender aos mercados consumidores, também ajudando a evitando altos custos logísticos.
O plano estratégico da Kia se apoiará em quatro pilares principais:
A Kia ainda não deu detalhes sobre os 14 novos carros elétricos que chegarão ao mercado, mas essa gama irá incluir duas picapes, o SUV elétrico topo de linha EV9, que será seguido por outros modelos menores como o EV4 e EV7, bem como a versão totalmente elétrica do conhecido Kia Sportage.
No Brasil, o primeiro carro elétrico da marca será o Kia EV6, que já circula em testes pelo país e será lançado por aqui em breve. A ofensiva de eletrificação contará ainda com os novos Niro e Sportage híbridos, enquanto que o Niro 100% elétrico é uma possibilidade em aberto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias