Hoje é um dia histórico para a Tesla, que anuncia nesta terça-feira (22) a abertura oficial de sua fábrica de carros elétricos na Alemanha. A gigafábrica de Berlim foi construída ao longo de dois anos com base no maior investimento em uma fábrica de automóveis alemã na história recente: 5 bilhões de euros

O CEO da Tesla, Elon Musk, entregará aos clientes as primeiras unidades do SUV elétrico Tesla Model Y produzidos na nova instalação localizada em Grünheide, 30 km a leste do centro de Berlim. Em um tweet de 21 de março, ele disse que estava "animado" para entregar os primeiros veículos fabricados na Giga Berlin.

 

Além de Elon Musk, a cerimônia de abertura na tarde desta terça-feira terá convidados do mais alto nível, como o chanceler alemão Olaf Scholz, o ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática Robert Habeck e outras autoridades federais e locais de alto escalão presentes, de acordo com a Reuters.

A abertura oficial da fábrica, que Elon Musk esperava que acontecesse há oito meses, mas foi adiada por questões ambientais (principalmente de abastecimento de água) e burocracia, acontece quando o CEO anunciou seu Plano Diretor Parte 3 para a Tesla, que deve ver o fabricante de veículos elétricos dimensionando para "tamanho extremo."

Galeria: Tesla Gigafactory Berlin

A Tesla planeja contratar 12.000 trabalhadores para a fábrica de montagem de veículos e fábrica de baterias adjacentes em Grünheide, tornando o local o maior empregador do estado de Brandemburgo. Quando atingir a capacidade total, estará produzindo 500.000 veículos elétricos por ano e gerará 50 GWh de baterias, superando todas as outras unidades similares do país.

Elon Musk alertou que aumentar a produção levará mais tempo do que os dois anos necessários para construir a fábrica. O JPMorgan prevê que a fábrica construirá cerca de 54.000 carros em 2022, aumentando para 280.000 em 2023 e 500.000 até 2025.

As autoridades locais deram à Tesla a autorização final em 4 de março para iniciar a produção na Gigafactory Berlin, desde que cumprisse várias condições em questões como uso da água e controle da poluição do ar.

Mais informações sobre a fábrica europeia e o Model Y 'Made in Germany' devem ser revelados nas próximas horas.