Quem poderia ganhar o prêmio de "carro mais impactante" dos últimos anos? Difícil dizer, mas com certeza o Kia EV9 poderia brigar pelo título. Claro, é apenas um conceito do que será o próximo SUV 100% elétrico da marca coreana, mas acostumado ao estilo bem peculiar do EV6 não nos surpreenderíamos se, uma vez lançado, ele adotasse a maioria das soluções e linhas que o compõem.
E enquanto a versão de produção não é revelada, nossos amigos das edições europeias do InsideEVs tiveram um primeiro contato com o Kia EV9 na sede da empresa da Kia em Frankfurt.
Então, vamos começar pelo que diz a ficha técnica: o Kia EV9 tem quase 5 metros de comprimento, tem 2,06 metros de largura e 1,79 metros de altura. Nas dimensões e proporções desse conceito também há também alguns detalhes inovadores, começando pelos faróis dianteiros de LEDs com laser.
Esta é uma solução eficaz, que desenvolve um feixe de luz nos projetores posicionados na altura do arco da roda. Na base do capô há um painel solar que servirá para alimentar o sistema de informação e entretenimento e o ar condicionado.
O estilo, de um modo geral, alterna superfícies limpas com elementos bastante angulares, especialmente na altura dos arcos das rodas. O destaque, no entanto, fica por conta dos grandes vidros que deixam a cabine bem iluminada.
Comprimento |
4,93 metros |
Largura |
2,06 metros |
Altura |
1,79 metros |
Entre-eixos |
3,10 metros |
Dado o seu porte e proporções, o EV9 é um carro que claramente tem como alvo os mercados norte-americano e asiático oriental. Um SUV urbano e futurista, mas também com ambições off-road.
Ainda que estejamos falando de um conceito, os engenheiros da Kia nos confirmaram que a versão de produção do SUV elétrico já está pronta e terá 80% do que estamos vendo neste protótipo. No entanto, ainda não sabemos quais serão as mudanças, exceto pela presença do coluna B no modelo final.
A base técnica é a plataforma E-GMP com arquitetura de 800V. Será, portanto, um SUV totalmente elétrico, e terá uma bateria de cerca de 100 kWh. Um número ainda não confirmado oficialmente pela Kia, embora muito próximo da realidade. O entre-eixos, por outro lado, chegará a 3,10 metros.
Assim como no EV6, o próximo SUV elétrico da Kia terá um motor elétrico duplo, uma carga que deve potencialmente atingir 350 kW e atualizações remotas. Uma solução que permite a compra ou aluguel de pacotes de informações/entretenimento ou ADAS.
O ambiente interno que nos deparamos, uma vez que as portas são abertas - como a abertura de um livro - é certamente mais próximo de um exercício em estilo do que de um modelo pronto: a primeira fileira de assentos pode girar 180 graus, enquanto a segunda e terceira fileiras podem reclinar de forma a se tornar uma mesa ou a base para um colchão onde é possível deitar e "acampar" abrindo a tampa traseira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio