Com o avanço da mobilidade elétrica, diversas empresas têm despontado como grandes competidores globais, que é o caso da montadora VinFast, sediada no Vietnã e que anunciou de forma oficial nesta quarta-feira (30) a localização de sua primeira fábrica de veículos elétricos e baterias nos Estados Unidos.

A empresa vietnamita escolheu o Condado de Chatham, Carolina do Norte, como o local para a instalação, na qual a construção começará ainda em 2022, após a empresa obter as licenças necessárias. A fábrica, localizada em uma enorme área chamada Triangle Innovation Point, abrigará a linha de montagem de carros elétricos e produção de baterias.

Abrangendo uma área de 1.977 hectares, a fábrica terá três divisões principais: produção e montagem de carros elétricos e ônibus, produção de baterias e indústrias auxiliares para fornecedores. A VinFast irá montar dois veículos elétricos na nova fábrica, o SUV VF 9 de sete passageiros e o SUV médio VF 8 para cinco ocupantes.

Galeria: VinFast VF 8 e VF 9

A produção está prevista para começar em julho de 2024, com a meta de atingir a produção de 150 mil veículos por ano na fase 1 quando estiver a plena capacidade. A VinFast pretende investir US$ 2 bilhões na primeira fase do projeto, criando milhares de empregos.

De acordo com um Memorando de Entendimento (MOU) assinado com o governo da Carolina do Norte, a VinFast continuará investindo na fábrica em etapas futuras, com investimento total previsto de US$ 4 bilhões. Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica produzirá mais de 250.000 veículos por ano e empregará 7.500 pessoas.

O presidente dos EUA, Joe Biden emitiu uma breve declaração saudando o investimento da VinFast nos EUA.

 

Fundada em 2017, a VinFast se descreve como uma produtora global de automóveis premium. Com sede em Hanói, a montadora possui uma fábrica de veículos em Haiphong, Vietnã, que deverá atingir uma capacidade máxima de 950.000 veículos por ano até 2026.

A VinFast estabeleceu operações globais nos EUA, Canadá, Alemanha, França e Holanda. Atualmente, a empresa fornece um ecossistema de produtos para mobilidade elétrica em seu país de origem, incluindo scooters elétricos, ônibus elétricos, carros elétricos, rede de estações de carregamento e soluções de energia verde.

"Os fortes compromissos da Carolina do Norte na construção de uma economia de energia limpa, no combate às mudanças climáticas e na redução das emissões de gases de efeito estufa no transporte tornam-se um local ideal para a VinFast desenvolver seus veículos elétricos premium, inteligentes e ecológicos. Ter uma instalação de produção bem no mercado ajudará a VinFast a gerenciar proativamente sua cadeia de suprimentos, manter preços estabilizados e reduzir o tempo de fornecimento do produto, tornando os Evs da VinFast mais acessíveis aos clientes, contribuindo para a realização de metas locais de melhoria ambiental."

Le Thi Thu Thuy, Vice-Presidente da Vingroup e CEO global da VinFast

Recentemente, a Vinfast, controlada pelo Vingroup, iniciou a construção de uma fábrica de baterias em Ha Tinh, Vietnã, com capacidade de 5 gigawatts-hora (GWh) por ano. Espera-se que a instalação esteja totalmente operacional e funcionando a partir do final de 2022.