Startup NIO já conversa com montadoras para licenciar troca de baterias
Marca chinesa conversa com vários fabricantes para tornar suas estações de troca de baterias acessíveis a outros
A troca de baterias ainda é algo incomum e até exótico na Europa. Mas isso pode mudar. Em voga na China, essa tecnologia começou a ficar disponível também no Velho Continente, graças às montadoras que estão baseadas na sombra da Grande Muralha e que agora estão em negociações para oferecer o mesmo serviço sob licença para outros fabricantes.
E agora quem tomou a iniciativa foi a NIO, como confirmado pelas palavras do presidente da divisão europeia, Hui Zhang, que disse que a marca está realizando negociações com outros fabricantes chineses e ocidentais para abrir suas próprias estações de troca de baterias.
Galeria: NIO - Estação de troca de bateria
O padrão NIO
Esse movimento seria uma grande sacada para a NIO, que teria em suas mãos uma tecnologia apreciada por muitos e que é tão avançada e bem desenvolvida que a concorrência considera mais rentável usá-la em vez de projetar algum método alternativo por conta própria.
A NIO, por outro lado, tem todo o interesse em liberar o acesso às suas estações, podendo receber com uma contrapartida financeira pelo serviço prestado. E também teria sucesso em impor seu próprio padrão, sem o qual não haveria compatibilidade.
A empresa, por sua vez, diz que planeja aumentar sua infraestrutura de troca de bateria das atuais 800 estações para mais de 5.000 até o final de 2025. Se alguma marca europeia (a Renault, por exemplo, está considerando a troca de baterias) aceitasse a iniciativa, ela criaria rapidamente uma rede de estações na região. De acordo com o comunicado, das 5.000 estações que devem estar em operação até meados da década, pelo menos 1.000 terão que estar localizadas fora das fronteiras chinesas (na China, inclusive, pretendem chegar a 24.000 estações entre todas as marcas).
Cinco minutos para uma tranquilidade
Os conceitos sobre os quais a NIO insiste em falar sobre troca de bateria são dois: o primeiro diz respeito ao fato de que com esta tecnologia um carro elétrico pode substituir uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em cinco minutos e de forma totalmente automática. O segundo diz respeito ao fato de que graças à troca de baterias o carro sempre recebe baterias novas e, ao contrário do que acontece com outras elétricas, não precisa se preocupar com a decomposição da bateria ao longo do tempo.
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