Os fabricantes de automóveis não são os únicos comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias de ponta que podem reduzir as emissões de CO2 e tornar a mobilidade cada vez mais sustentável. As últimas novidades, na verdade, vêm da Alemanha, onde o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) apresentou o novo Veículo Interurbano (IUV).

O conceito, de cinco metros de comprimento e dois metros de largura, oferece espaço a bordo para cinco pessoas e assim como o nome sugere foi projetado para enfrentar viagens entre diferentes cidades mesmo muito distantes umas das outras. Justamente por isso, o DLR IUV é equipado com um trem de força incomum definido como um "híbrido plug-in de célula de combustível" que lhe permite percorrer até 1.000 km.

interurban

Combinação vencedora

Apesar de ser muito semelhante a um clássico sistema de propulsão híbrida plug-in, o trem de força que equipa o DLR IUV pertence a uma categoria completamente nova que combina células de combustível com uma clássica unidade de emissão zero. Os motores elétricos que produzem uma potência total de 136 kW (185 cv) são alimentados por uma bateria de 48 kWh instalada na parte traseira do veículo.

Este último, por sua vez, pode ser recarregado através de uma célula de combustível de 45 kW localizada na frente do carro ou através da conexão do cabo como uma bateria clássica de um carro 100% elétrico. O hidrogênio é armazenado em tanques instalados na parte inferior que têm capacidade de 7,5 kg.

DLR IUV

Soluções de última geração

Para garantir um alcance de 1.000 km, os técnicos do Centro Aeroespacial Alemão têm trabalhado de forma obcecada na eficiência energética do veículo, introduzindo soluções técnicas interessantes. Para alimentar o ar condicionado sem ter que extrair energia da bateria, foi desenvolvido um sistema de armazenamento de hidreto metálico que, aproveitando a diferença de pressão entre o tanque de hidrogênio em 700 bar e a célula de combustível em 5 bar, é capaz de gerar ar frio.

Soma-se a isso a busca por materiais que possam minimizar o peso do carro. A estrutura do DLR IUV é feita de alumínio e plástico reforçado com fibra e pesa apenas 250 kg. Além disso, o assoalho não tem apenas uma função estrutural, mas também funcional. Isso, de fato, é capaz de conduzir eletricidade e transmitir dados, uma solução que permite eliminar o uso de cabos dedicados.