Poucos dias após ter o início de produção em série, o NIO ET7 começou a ser entregue aos primeiros clientes. Um lote inicial do primeiro sedã elétrico da startup chinesa NIO foi liberado para os funcionários da empresa que adquiriram o modelo - as entregas para o público externo terão início neste fim de semana. 

Trata-se do terceiro carro elétrico da nova (e promissora) montadora chinesa, que vê suas vendas crescerem rapidamente na esteira do avanço sem precedentes da mobilidade elétrica na China (os dados preliminares de março indicam crescimento de 200% nas vendas mensais de veículos elétricos na comparação com o ano passado). 

Galeria: NIO ET7

Além do recém-lançado ET7, a NIO já vende os SUVs elétricos ES8, ES6 e EC6. No caso do sedã elétrico, o destaque é a tecnologia embarcada e a futura versão de topo equipada com uma bateria de 150 kWh que promete autonomia de 1.000 km pelo ciclo NEDC, um padrão mais otimista que o WLTP, então podemos estimar um alcance real entre 700 e 800 km, o que ainda é um ótimo número. 

A empresa se pronunciou sobre o início de entregas no Twitter: 

"Hoje anunciamos a entrega formal do NIO ET7, nosso principal sedã elétrico inteligente. Os test drives começaram em 5 de março. Clientes em mais de 80 cidades testaram o ET7, resultando em uma taxa de conversão muito superior às expectativas de teste por encomenda."

No entanto, as entregas do NIO ET7 podem ser comprometidas nesta fase inicial por conta das novas restrições que estão sendo aplicadas na China devido a uma nova onda de proliferação da Covid no país. 

Restrições à parte, o cronograma do sedã elétrico, desde a apresentação da versão de produção em janeiro do ano passado até o início da comercialização, representa um recorde, ainda mais levando em conta os desafios impostos à indústria automotiva de um modo geral.

Galeria: Nio ET7: início de entregas

Com aspiração de se tornar global, o NIO ET7 será lançado na China e também na Europa, inclusive em mercados chave como a Alemanha. Além disso, o sedã também é cotado para os Estados Unidos. Como referência, o modelo de entrada tem um custo inicial de 448.000 yuans, cerca de R$ 333.000 em uma conversão direta. 

Disponível com três opções de bateria, 70, 100 ou 150 kWh, ele terá como destaque o alcance de até 1.000 km para o modelo de maior capacidade, como dissemos anteriormente. Nas versões mais potentes, equipadas com dois motores e tração nas quatro rodas, ele entregará até 650 cv de potência e 86,6 kgfm de torque, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.