Empenhada no desenvolvimento de novas soluções de carregamento para veículos elétricos, a BMW anuncia uma nova parceria que envolve a Energy Source, WEG e BMW Group Brasil para o desenvolvimento de uma inovadora estação de recarga para o mercado brasileiro.

Após os resultados obtidos no protótipo utilizando baterias usadas conectadas a painéis solares, foi criada uma estação de carregamento rápido que utiliza 18 módulos de painéis solares instalados na cobertura de uma garagem (Solar Carport) e 24 módulos de baterias usadas do BMW i3.

Galeria: BMW iX (BR)

O programa chamado “Back to life to take you further and faster” (“De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, em português), conta com um protótipo em testes ainda sem previsão de lançamento comercial e que foi instalado na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, SC.

A Energy Source aplicou um algoritmo que otimiza a seleção correta dos módulos das baterias usadas dos veículos elétricos. O algoritmo analisa e seleciona os módulos aptos a serem enviados para o processo de reuso “Second Life”, permitindo assim prolongar a vida útil destes em até dez anos. O banco de energia “Power Bank” da Energy Source armazena e monitora o estado dos módulos de baterias e está conectado a um gerenciador de energias WEG, que abastece uma estação de recarga rápida de 60kW, modelo WEMOB Station. 

Galeria: BMW i Vision Circular - IAA 2021

Além disso, o gerenciador de energia WEG conecta 18 painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando o abastecimento do Power Bank 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quando o banco de baterias está 100% abastecido, o excedente energético dos painéis solares é devolvido à rede elétrica visando, além de compensar, gerar créditos de Carbono (CO2).

“O futuro da mobilidade premium é sustentável e o BMW Group Brasil apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil.

“Já este ano, teremos cinco modelos totalmente elétricos sendo vendidos no país (BMW i3, MINI S E, já à venda, BMW iX, em fase de pré-venda, e o iX3 e i4, com lançamento até o final do ano) e acreditamos que o Brasil possui excelentes profissionais para liderar a transformação da indústria da mobilidade na região”, complementa o executivo.

Recentemente, a BMW divulgou a estimativa de que o Brasil terá ao menos 50% do mercado premium automotivo com propulsão elétrica no final da década, e a infraestrutura segue sendo desenvolvida para apoiar o futuro aumento de demanda de forma sustentável.