CATL: gigante chinês está pronto para a produção de baterias na Europa
Empresa recebeu aprovação do governo alemão para a produção e traçou uma meta de 24 GWh por ano
Primeiro a Tesla, depois a CATL. A gigante chinesa expande seus negócios na Europa e, após inaugurar a fábrica de tecnologia Contemporary Amperex Technology Thuringia GmbH (CATT) (CATT) na Alemanha em 2019, finalmente conseguiu o sinal verde para o início da produção de baterias no Velho Continente.
Durante uma cerimônia realizada na fábrica da CATT, a primeira da CATL fora da China, na zona industrial de Erfurter Kreuz, o Ministro do Meio Ambiente e Energia da Turíngia, Anja Siegesmund, e o Ministro da Economia da Turíngia, Wolfgang Tiefensee, entregaram ao presidente da CATL na Europa, Matthias Zentgraf, aprovação para o início da produção de baterias para uma capacidade inicial de 8 GWh por ano.
Primeiras baterias em 2022
A construção da fábrica está na fase final, e a instalação das máquinas está a todo vapor. A CATL, na verdade, planeja concluir a obra até o início do segundo semestre para que as primeiras células possam sair da linha de produção até o final do ano.
A Contemporary Amperex Technology Thuringia GmbH (CATT) consiste em dois edifícios equipados com painéis solares para produção de energia: o primeiro se concentrará na produção real das células, enquanto o segundo será usado para a montagem das células em módulos de diferentes tamanhos e capacidades.
Inaugurada em 2019, a nova fábrica de baterias faz parte de um investimento de 1,8 bilhão de euros com o qual a gigante chinesa planeja atingir uma capacidade de produção de 24 GWh por ano e criar mais de 2.000 empregos na Alemanha.
No coração da mobilidade sustentável
Depois da Gigafactory da Tesla em Berlim, que abriu suas portas há algumas semanas e que já viu o primeiro Model Y "europeu" sair da linha de produção, outra gigante da mobilidade sustentável como a CATL está se preparando para iniciar a produção de baterias também no Velho Continente.
Assim, a Alemanha se mostra um dos pilares da transição energética para o setor automotivo a nível europeu e global. "Para a Turíngia, a CATT é um dos investimentos industriais mais importantes das últimas décadas", disse Wolfgang Tiefensee, ministro da Economia da Turíngia. "Ao mesmo tempo, o projeto poderia ser a faísca inicial para a construção de um verdadeiro "Battery Valley", considerando que a maioria dos fornecedores da CATL já criou plantas ad hoc na área.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"