A gigante chinesa CATL se firmou como a número 1 global de baterias para carros elétricos em 2021. E isso com uma participação de 31,8% das vendas mundiais, equivalente a 79,8 GWh de capacidade e um crescimento de 180,1% em relação ao ano anterior. 

Conquistando e confirmando o topo, a empresa chinesa agora quer consolidar sua liderança, realizando os planos de expansão anunciados e atingindo a meta de 455 GWh de vendas até 2025, mantendo assim pelo menos 30% do mercado. Veja abaixo as principais medidas adotadas.

Investimentos de 131 bilhões de yuans

De acordo com os resultados financeiros divulgados após o terceiro trimestre do ano passado, os ativos e projetos da empresa estão avaliados em 31,85 bilhões de yuans (4,4 bilhões de euros) e 21,495 bilhões de yuans (quase 3 bilhões de euros), um aumento de 62,32% e 273,81%, respectivamente.

De onde vem esse crescimento? A CATL atribui o resultado aos investimentos de longo prazo. Basta dizer que a gigante das baterias anunciou 11 planos apenas em 2021, no valor total de 131 bilhões de yuans (18,156 bilhões de euros).

Parceria CATL e Honda

Fábricas em todo o mundo

Os planos dizem respeito principalmente à expansão da produção graças às fábricas de Liyang, Zhaoqing, Yichun, Xiamen, Gui'an New District e Fuding: esta última já entrou parcialmente em operação em dezembro e, uma vez concluída, será a maior do fabricante, com capacidade final de 120 GWh por ano.

A gigante também está montando uma fábrica dedicada para seu principal cliente, a Tesla, que será construída ao lado da gigafábrica Xangai. E de acordo com alguns rumores, algo também já começou a se mover nesta nova fábrica para abastecer Musk e parceiros.

Mas não há apenas a China entre os planos da CATL, porque outras plantas nascerão na Alemanha e, no futuro, também nos Estados Unidos.

CATL: densidade de energia de 300 WH/kg no nível da célula da bateria

Um mega parque industrial

No entanto, serão necessárias muitas matérias-primas. A empresa então iniciou a construção de um parque industrial na cidade de Yichang, província de Hubei. Segundo a empresa, a instalação processará 360 mil toneladas de fosfato de ferro por ano, 220 mil toneladas de fosfato de lítio, 180 mil toneladas de NCM, 40 mil toneladas de óxido de lítio-cobalto e 40 mil toneladas de grafite.

Também há espaço para a reciclagem de baterias, com 300 mil toneladas de materiais acumulados para dar uma segunda vida a cada ano. A quantia destinada é de 32 bilhões de yuans (4,3 bilhões de euros).

Baterias de íons de sódio

Para não deixar passar nada, a CATL também pensa em um futuro em que o íon-lítio poderia perder espaço entre os carros elétricos. A gigante está, portanto, investindo em baterias de íons de sódio ,que podem estar prontas já em 2023.

No entanto, há poucos detalhes divulgados sobre a novidade. Sabemos que esses acumuladores têm custos significativamente menores e garantem um carregamento mais rápido, além de terem um elemento muito comum na Terra como ingrediente principal. O objetivo é criar uma cadeia de suprimentos completa até 2030. E conquistar o mundo.