Primeiro a Tesla, depois a CATL. A gigante chinesa expande seus negócios na Europa e, após inaugurar a fábrica de tecnologia Contemporary Amperex Technology Thuringia GmbH (CATT)  (CATT) na Alemanha em 2019, finalmente conseguiu o sinal verde para o início da produção de baterias no Velho Continente.

Durante uma cerimônia realizada na fábrica da CATT, a primeira da CATL fora da China, na zona industrial de Erfurter Kreuz, o Ministro do Meio Ambiente e Energia da Turíngia, Anja Siegesmund, e o Ministro da Economia da Turíngia, Wolfgang Tiefensee, entregaram ao presidente da CATL na Europa, Matthias Zentgraf, aprovação para o início da produção de baterias para uma capacidade inicial de 8 GWh por ano.

CATL

Primeiras baterias em 2022

A construção da fábrica está na fase final, e a instalação das máquinas está a todo vapor. A CATL, na verdade, planeja concluir a obra até o início do segundo semestre para que as primeiras células possam sair da linha de produção até o final do ano.

A Contemporary Amperex Technology Thuringia GmbH (CATT) consiste em dois edifícios equipados com painéis solares para produção de energia: o primeiro se concentrará na produção real das células, enquanto o segundo será usado para a montagem das células em módulos de diferentes tamanhos e capacidades.

Inaugurada em 2019, a nova fábrica de baterias faz parte de um investimento de 1,8 bilhão de euros com o qual a gigante chinesa planeja atingir uma capacidade de produção de 24 GWh por ano e criar mais de 2.000 empregos na Alemanha.

No coração da mobilidade sustentável

Depois da Gigafactory da Tesla em Berlim, que abriu suas portas há algumas semanas e que já viu o primeiro Model Y "europeu" sair da linha de produção, outra gigante da mobilidade sustentável como a CATL está se preparando para iniciar a produção de baterias também no Velho Continente.

Assim, a Alemanha se mostra um dos pilares da transição energética para o setor automotivo a nível europeu e global. "Para a Turíngia, a CATT é um dos investimentos industriais mais importantes das últimas décadas", disse Wolfgang Tiefensee, ministro da Economia da Turíngia. "Ao mesmo tempo, o projeto poderia ser a faísca inicial para a construção de um verdadeiro "Battery Valley", considerando que a maioria dos fornecedores da CATL já criou plantas ad hoc na área.