O Brasil ainda está dando os primeiros passos na transição para a mobilidade elétrica. O mercado de carros elétricos tem crescido de forma constante, mas ainda é bastante reduzido por aqui. E para tentar mudar essa realidade, entre outras iniciativas, o Congresso Nacional terá uma frente parlamentar para promover o tema. 

Trata-se de uma nova frente parlamentar, que tem como objetivo central promover a criação de uma indústria de carros elétricos no Brasil. A frente, composta por 190 deputados e 10 senadores, está sendo coordenada pelo deputado Marcelo Matos (PSD-RJ), que falou sobre o tema no painel eletrônico da Rádio Câmara.

Galeria: BYD Tan - (BR)

De uma forma geral, o deputado falou sobre a necessidade de trazer cada vez mais o assunto da mobilidade elétrica e dos carros elétricos para as discussões dentro do governo. A partir daí, começar a trabalhar em uma legislação referente ao segmento e também orientar a população sobre a transição energética. 

O parlamentar pretende apresentar propostas de estímulo ao desenvolvimento da indústria automotiva brasileira de veículos elétricos. Nesse ponto, destaca que o ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia e Inovação, teria afirmado que o governo já está discutindo o tema e entre as ideias propostas, está a criação de um sistema de metas.

Galeria: Peugeot e-208 GT (BR)

Também foi destaque a questão do alto preço de aquisição do carro elétrico, que o torna pouco acessível à maioria da população e a necessidade de incentivos e redução de impostos para impulsionar a indústria do carro elétrico, em linha com o que ocorre em mercados mais avançados. 

Atualmente, os carros elétricos em sua maioria custam acima de R$ 200.000, motivo pelo qual ainda temos poucos modelos em circulação. Outro ponto, que também envolve a eletromobilidade, é a redução das emissões de gases nocivos. Matos destaca que não se trata apenas de uma mudança tecnológica e energética, mas também uma questão de saúde pública.

Instalada recentemente, a frente parlamentar já fez o primeiro requerimento de audiência pública, que será o início efetivo das discussões. Segundo Matos, serão incluídos na discussão 11 projetos relacionados ao tema mobilidade elétrica/veículos elétricos já existentes no Congresso.

Fonte: Câmara