Com o SUV EQS, a Mercedes apresenta o terceiro modelo baseado na Electric Vehicle Architecture - Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA) – a versão SUV do seu sedã elétrico EQS. O utilitário oferece até sete lugares e um alcance de 660 km.
O SUV EQS tem a mesma distância entre-eixos do sedã (3,21 metros), mas o comprimento é surpreendentemente dez centímetros menor. A altura impressiona por ser 20 centímetros maior. No entanto, a Mercedes ainda não divulgou o coefiente aerodinâmico e a área frontal.
Comprimento | Largura com retrovisor | Altura | Distância entre eixos | Porta-malas | |
EQS | 5.223 mm | 1.926 mm | 1.518 mm | 3.210 mm | 610-1.770 l |
EQS SUV 5 lugares | 5.125 mm | 1.959 mm | 1.718 mm | 3.210 mm | 645-2.100 l |
Os motores diferem ligeiramente do sedã. Por exemplo, a versão básica EQS 350 com tração traseira de 215 kW (292 cv) e a bateria menor de 91 kWh não é oferecida no SUV. Além dos conhecidos motores EQS 450+ e EQS 580 4Matic, há também uma versão de tração integral chamada 450 4Matic. Se também haverá variantes AMG, a Mercedes ainda não revelou.
EQS 450+ | EQS 450 4Matic | EQS 580 4Matic | |
Tração | RWD | AWD | AWD |
Potência/Torque | 265 kW (360 cv) / 57,9 kgfm | 265 kW (360 cv) /81,5 kgfm | 400 kW (544 cv) / 87,5 kgfm |
Consumo de energia WLTP | 18,6 -23,0 kWh/100 km | 20.0-24,0 kWh/100 km | 20.0-24,0 kWh/100 km |
Alcance WLTP | 536-660 km | 507-613 km | 507-613 km |
Bateria | 108 kWh | ||
Potência de carregamento | 11 kW AC (opcional 22 kW), 200 kW DC | ||
Comprimento/largura/altura | 5.125/1.959/1.718 mm | ||
Distância entre eixos | 3.210 mm | ||
Porta-malas de 5 lugares | 645-2.100 litros | ||
Porta-malas de 7 lugares | 565-2.020 litros |
Assim como no EQE e no EQS, todos os motores são do tipo PSM (motores síncronos de ímã permanente). Todas as variantes anunciadas também possuem a grande bateria de 108 kWh com 12 módulos. Como a Mercedes fala em "até 12 módulos" no comunicado de imprensa, pode ser que a versão 350 com a bateria de 91 kWh (com 10 módulos) ainda seja lançada. Como em todas as versões do EQS, exceto a 350, ele carrega até 200 kW. O sistema Plug & Charge está a bordo como o EQS.
Os bancos na parte traseira do SUV EQS podem ser movidos eletricamente por 13 centímetros de forma longa como item de série. Opcionalmente, há uma terceira fileira de assentos; em seguida, dois assentos adicionais podem ser rebatidos manualmente para fora da área de bagagem.
Dependendo da posição dos bancos na segunda fileira, 645 a 880 litros de porta-malas ficam disponíveis na parte traseira. Isso significa que mesmo com cinco ocupantes, você ainda pode armazenar até 24 caixas de água ou quatro sacos de golfe. Sem passageiros traseiros e com os bancos traseiros rebatidos, você pode até armazenar 2.100 litros de bagagem. Esses números referem-se ao modelo de cinco lugares, com o de sete lugares ficando um pouco abaixo disso. Quando todos os sete assentos estiverem em uso, restam apenas 195 litros de porta-malas.
A cabine difere muito pouco do sedã. Como no 3 volumes, o Hyperscreen é oferecido, um elemento de 141 centímetros de largura que oferece um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, uma tela sensível ao toque de 17,7 polegadas para o sistema de informação e entretenimento e uma tela de 12,3 polegadas para o passageiro.
A possibilidade de atualizações remotas introduzidas com o EQS é significativamente ampliada na versão SUV. Por exemplo, o auxílio de manobra para reboques e a função de realidade aumentada para o sistema de navegação podem ser ativados retrospectivamente.
Assim como o EQS, o SUV EQS também vem de série com suspensão a ar com amortecedores adaptativos e direção traseira com ângulo de giro de 4,5 graus; opcionalmente há um sistema com giro máximo de 10 graus.
O Mercedes EQS SUV será produzido a partir de junho em Tuscaloosa (Alabama), onde o GLE, GLE Coupé, GLS e Mercedes-Maybach GLS foram construídos até agora. O SUV EQS (e em breve também o SUV EQE) foram adicionados à linha de produção. Os carros elétricos podem ser montados nas mesmas linhas de produção dos modelos com motores a combustão.
As baterias vêm de uma nova fábrica de baterias nas proximidades do Condado de Bibb; mas apenas os kits são montados por lá. As células provavelmente virão inicialmente da CATL ou Farasis, mas a partir de meados da década elas serão entregues a partir de uma nova fábrica norte-americana da Envision AESC.
Fonte: Mercedes
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