A BMW tem planos ambiciosos para os carros elétricos, projetando que pelo menos uma em cada duas vendas até 2030 será totalmente elétrica, proporção que também é estimada aqui para o Brasil, onde a eletrificação avançará mais rápido no segmento premium.
À medida que suas vendas crescem, a montadora alemã pretende desafiar o domínio da Tesla no mercado de veículos elétricos dos EUA. Vale lembrar que a Tesla encerrou o reinado da montadora bávara sobre o mercado de carros de luxo dos EUA no ano passado.
Este ano, a BMW pretende vender 200.000 veículos elétricos globalmente, dobrando as entregas na comparação com o ano passado. Embora isso ainda esteja longe dos mais de 930.000 emplacamentos da Tesla em 2021 e provavelmente mais de 1 milhão de vendas em 2022, os executivos da BMW parecem confiantes de que a Tesla perderá sua vantagem competitiva.
Falando a jornalistas dos EUA em um evento de imprensa, o executivo de vendas do BMW Group, Pieter Nota, disse que a empresa se concentrará "em uma aceleração muito forte e rápida de veículos elétricos", de acordo com o Automotive News.
"Tesla teve um argumento de venda único por um bom tempo. Isso acabou."
Ele acrescentou que os clientes de veículos elétricos nos últimos dois anos eram os chamados early adopters (os compradores iniciais de algo que está surgindo no mercado), enquanto os veículos elétricos agora começam a atrair a atenção de um público muito mais amplo.
A BMW tem duas novas armas contra a Tesla, o fastback i4 rival do Model 3 e o SUV iX, que tem como alvo o Model X. Nota descreveu o i4 como a "máquina de condução elétrica definitiva" e o "produto elétrico que os clientes esperam da BMW."
As listas de reservas já estão cheias para o i4 e o iX, com os revendedores dos EUA tendo centenas de pedidos para esses dois veículos. Além disso, o tempo de espera agora é de cerca de seis meses, disse Nota.
O i4 e o iX são apenas o começo da ofensiva elétrica da BMW. Mais três veículos elétricos do BMW Group chegarão aos Estados Unidos nos próximos dois anos: o sedã topo de linha i7 ainda este ano, seguido pelo sedã i5 e Mini Countryman totalmente elétrico em 2023.
As declarações otimistas de Pieter Nota foram ecoadas pelo CEO da BMW, Oliver Zipse.
"Vamos levar a empresa aos limites da capacidade de produção. A demanda aumentará. Já vemos isso com o iX, com o i4."
Para os dois primeiros meses de 2022, a BMW teve 54.210 emplacamentos de veículos novos nos EUA (combustão+elétrico), em comparação com os 71.250 da Tesla, de acordo com dados da empresa de informações financeiras Experian.
No Brasil, onde a Tesla ainda não vende carros elétricos de forma oficial, a BMW já possui o compacto i3 e o SUV elétrico iX, este último recém-lançado. Nos próximos meses chegarão ao país mais dois elétricos: o sedã/fastback i4 e o SUV iX3.
Fonte: Automotive News
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